Comunicar para Mudança

Crianças contra trabalho infantil

As crianças no distrito de Cheringoma, ali na casa do Daniel Chapo, estão a pedir que não sejam submetidas a trabalhos infantis, uniões prematuras e violação de outros seus direitos. E incentivam denúncias e sanções exemplares.

As crianças falavam durante as comemorações do seu Dia Internacional 1 de Junho, na vila de Inhaminga, sede de Cheringoma, caracterizadas por deposição de flores, mensagens sobre direitos da criança, desfile, danças e canções. A data marcou também, a abertura da quinzena da criança que terá o seu encerramento no dia 16 de Junho com a celebração do dia da Criança africana.

Em mensagem lida pelo secretário distrital da Organização Continuadores de Moçambique, Armando Marcelino Tinta, as crianças enalteceram o esforço do Governo de Cheringoma a favor dos direitos da criança. Mas exigem para que elas “não sejam ocupadas em trabalho infantil, uniões prematuras e chamam atenção para a denúncia de todos os actos atentatórios ao seu normal desenvolvimento” e que “os perpetradores desses actos sejam exemplarmente responsabilizados e punidos”.

Dorcas Papasseco, em representação do Governo de Cheringoma, garantiu prontidão para continuar a direccionar as suas actividades na “educação, formação e protecção das crianças como condições básicas para um País que almeja continuar a existir como uma nação próspera, estável e pacífica”.

Sob lema “Proteger a Criança é dever de todos”, o dia terminou com almoços de confraternização nas diversas Escolas da sede da vila, onde a pequenada se divertiu, comeu e recebeu muitos brindes dos pais de turma que também estiveram empenhados na preparação da festa.

Celebrado sob o lema “Proteger a Criança é dever de todos”, o dia terminou com almoços de confraternização nas diversas escolas da vila, onde a pequenada se divertiu, comeu e recebeu muitos brindes dos pais de turma que também estiveram empenhados na preparação do festejo. (Ricardo Mapoissa – Cheringoma/ Profundus PDF).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades