O Presidente dos Estados Unidos de América (EUA), Joe Biden, anunciou recentemente, a nomeação de James Story como novo embaixador extraordinário e plenipotenciário dos EUA na República de Moçambique.
Segundo um comunicado emitido pela Casa Branca, esta nomeação representa um marco importante nas relações diplomáticas entre os dois países.
James Story é descrito como um diplomata de carreira com vasta experiência, sendo membro do Serviço Diplomático Sénior na classe de Ministro-Conselheiro. Actualmente, ocupa o cargo de Sénior Fellow – profissional altamente qualificado e experiente – na Universidade de Georgetown, após concluir o seu mandato como embaixador dos Estados Unidos na Venezuela.
O percurso de James Story é notável, “tendo servido em diversas funções em vários países. Antes de ser embaixador, foi encarregado de Negócios interino na Embaixada dos EUA em Caracas (Venezuela) e liderou a Unidade de Assuntos da Venezuela, baseada na Embaixada dos EUA em Bogotá (Colômbia). Além disso, actuou como cônsul-geral no Consulado-Geral dos EUA no Rio de Janeiro (Brasil) e como director de Narcóticos Internacionais e Execução da Lei para o Hemisfério Ocidental e Colômbia”, lê-se no comunicado.
O documento sublinha ainda que James Story desempenhou um papel crucial como civil sénior da task force Rakkasan no RC-East Afeganistão e ocupou várias posições nas embaixadas e onsulados dos EUA no Brasil, Moçambique e México.
Em termos académicos, de acordo com a nota oficial, James Story possui licenciaturas em Artes (B.A.) e Ciências (B.S.) pelo South Carolina College da Universidade da Carolina do Sul, além de um mestrado em Serviço Diplomático (M.S.) pela Universidade de Georgetown. A sua carreira foi marcada por múltiplas distinções, incluindo o Prémio de Classe Presidencial, o Prémio de Serviço Excepcional do Director da Inteligência Nacional, o Prémio de Serviço Civil Superior do Departamento do Exército, e vários prémios do Departamento de Estado, como o Prémio Warren Christopher por Realização Excepcional em Assuntos Globais e um Prémio de Honra Distinto.
“James Story é casado com Susan West Story e tem um filho, James McKelvey Story. Natural de Moncks Corner, Carolina do Sul, Story fala fluentemente espanhol e português, o que certamente facilitará a sua integração em Moçambique e contribuirá para o fortalecimento das relações bilaterais entre os EUA e Moçambique”, destaca a nota.
James Story vai substituir Peter Hendrick Vrooman, actual embaixador dos Estados Unidos para a República de Moçambique. Vrooman foi nomeado pelo Presidente Joseph R. Biden Jr. a 27 de julho de 2021 e confirmado pelo Senado a 18 de dezembro do mesmo ano. (Profundus PDF).