Um total de 149 raparigas já usa as bicicletas entregues pelo Programa “Eu Sou Capaz”, no distrito de Maringué, em Sofala. Com esta entrega, a intenção do Governo, através da Secretaria do Estado Juventude e Emprego é de reter as raparigas nas escolas, evitar uniões prematuras e gravidezes indesejadas.
As 149 raparigas ao igual número de bicicletas fazem parte de duas Escolas Secundárias Gerais de Maringué.
A cerimónia de entrega das bicicletas foi orientada pela administradora do distrito de Maringué, Maria Amija Rodrigues Pulseira, na Escola Secundária Geral de Maringué sede, contando com a participação de membros do governo, dos líderes comunitários, pais e encarregados de educação, professores e alunos.
Na ocasião, Maria Almija Rodrigues Pulseira, exortou às raparigas beneficiárias das bicicletas e respectivos pais e encarregados de educação a usarem racionalmente os meios circulantes, como, por exemplo, evitar fazê-los de transportes de carga.
Maria Pulseira não quer ver aquelas bicicletas com pessoas alheias, contradizendo os objectivos pelos quais foram entregues.
Já a directora do Serviço Distrital de Educação Juventude e Tecnologia (SDEJT), Francisca Portugal, fala de casos de desistência escolar nos diversos estabelecimentos de ensino em Maríngué, por motivos de uniões prematuras, uma prática que retarda o desenvolvimento das famílias e do distrito em particular.
Além desta entrega de bicicletas na última sexta-feira, recentemente, o Programa “Eu Sou Capaz” entregou 7.434 uniformes escolares ao igual número de raparigas da 5.ª a 7.ª Classes do total das 85 Escolas Primárias de Maríngué. (Eugénio Becha – Maríngué).