Comunicar para Mudança

Há boas novas para Chemba

O distrito de Chemba vai beneficiar de uma viatura, material informático, furos de água e sementes. São novidades anunciadas pelo técnico do Ministério das Obras Públicas, Alcídio Cumbi, que chefiou a equipa do Programa de Desenvolvimento Integrado de Adaptação às Mudanças Climáticas (PIDACC), no distrito.

Na última terça-feira, a equipa do PIDACC estava no distrito de Chemba para uma reunião de indução de um dia aos técnicos do Serviço Distrital de Actividades Eco nómicas (SDAE) e de Serviço Distrital de Planeamento e Infra-estruturas (SDPI).

Na ocasião, Alcídio Cumbi disse que a viatura será alocada ao SDAE, enquanto o mate rial informático será para o SDPI, furos de água para as comunidades carentes e sementes aos produtores.

Alcídio Cumbi garantiu que existe um fundo para a capacitação dos técnicos e assistência aos produtores agrícolas.

O PIDACC é implementado em quatro províncias, nomeadamente, Zambézia, Tete, Ma nica e Sofala. Apesar de não garantir os dias específicos para a chegada deste apoio a Chemba, o distrito acolhe a informação com esperança numa al tura em que se fala de insegurança ali mentar, insuficiência de água potável, insuficiência de meios de transporte e de equipamento informático.

Já a secretária permanente, Maria do Céu Chamussora, em representação do administrador de Chemba, louvou a iniciativa para ajudar na redução dos impactos das mudanças climáticas que forte mente têm assolado o distrito.

Maria do Céu Chamussora garantiu que vai monitorar o apoio para o sucesso das actividades.

Refira-se que, desde finais de 2023, o distrito de Chemba tem sofrido de in segurança alimentar motivada pelo fenómeno El Niño. (Rosário Phoinde Ntepa – Chemba).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades