Dia do Trabalhador: Trabalhadores da Tmcel antecipam “indisponibilidade” por insatisfação interna

Os trabalhadores da Tmcel anteciparam a sua indisponibilidade para as comemorações do Dia Internacional do Trabalhador, 1 de Maio, próximo. Esta decisão resulta da insatisfação na concertação social, carreiras profissionais da Tmcel e harmonização salarial, subsídio de férias 2023, 13º salário e processos disciplinares a parte dos trabalhadores que se manifestaram, entre outros.

O documento dirigido ao Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações de Moçambique (SINTELMO), com Ref08/CE/TMCEL/2025 do Comité da Tmcel, datado de 17 de abril, antecipa:

“Os trabalhadores decidiram em assembleia que não estarão disponíveis para participar nas cerimónias comemorativas do Dia Internacional do Trabalhador, a realizar-se no dia 1 de Maio de 2025, pelo facto de não reunirem condições psicológicas e morais para o efeito, que deriva do incumprimento na satisfação dos seus direitos, dos quais:

  1. Concertação social;
  2. Carreiras profissionais da Tmcel e harmonização salarial,
  3. Subsídio de férias 2023,
  4. 13º Salário e
  5. Processos disciplinares a parte dos trabalhadores que se manifestaram, entre outros.

Os trabalhadores reconhecem que estão cientes da perda de oportunidade ao não fazerem parte deste evento histórico, mas a degradação contínua do clima e ambiente institucionais contribuem para este desfecho. (Profundus).


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading