Comunicar para Mudança

MANDELA WASHINGTON FELLOWSHIP 2024: Nove moçambicanos seleccionados

A Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Moçambique tem o orgulho de celebrar dez anos de sucesso do Mandela Washington Fellowship. O grupo deste ano, composto por nove participantes, representa sete províncias distintas de Moçambique, reflectindo a rica diversidade do país.

A representação dos nove moçambicanos não só destaca o compromisso da Fellowship com a inclusão, mas, também enfatiza a variedade de perspectivas e experiências que estes participantes trazem de todo o país. Actualmente, estes jovens líderes moçambicanos estão nos Estados Unidos, envolvidos em várias actividades relacionadas com as suas respectivas áreas de programa: Liderança em Engajamento Cívico, Negócios, e Gestão Pública.

Mandela Washington Fellowship, o programa emblemático da Iniciativa para Jovens Líderes Africanos (YALI), capacita jovens líderes africanos através de formação académica, formação em liderança, mentoria, networking, oportunidades profissionais e envolvimento comunitário local.

O esforço principal do governo dos EUA para investir na próxima geração de líderes africanos, apoia jovens africanos enquanto estimulam o crescimento económico e a prosperidade, reforçam a governação democrática, e aumentam a paz e a segurança em toda a África.

Desde o seu início em 2014, quase 6.500 jovens líderes de todos os países da África Subsariana participaram do Mandela Washington Fellowship.

Numa percentagem de 91% dos ex-alunos relatam que participar do Mandela Washington Fellowship os motivou a assumir um papel de liderança nas suas comunidades.

O coorte deste ano de Fellows de Moçambique faz parte de um grupo de 700 Mandela Washington Fellows acolhidos em 28 instituições educacionais nos Estados Unidos.

Os Fellows foram seleccionados entre mais de 50.000 inscrições recebidas em todo o continente.

Os seguintes líderes estão a participar do Mandela Washington Fellowship de 2024:

Nilza Zandamela (Feminino), Inhambane – Curso de Liderança em Envolvimento Cívico, Universidade da Geórgia, GA;

Aldovanda Djive (Feminino), Maputo – Curso de Liderança em Envolvimento Cívico, The Presidential Precinct, Charlotteville, VA;

Alfredo Zunguze, (Masculino), Beira – Liderança em Gestão Pública, Universidade da Califórnia-Davis, CA;

Francisco Panguana, (Masculino), Tete – Curso de Liderança em Envolvimento Cívico, Universidade do Estado de Michigan, MI;

Yuri Fumo (Masculino), Pemba – Curso de Liderança em Negócios, Universidade Lehigh, Bethlehem, PA;

Cleide Caetano (Feminino), Maputo – Curso de Liderança em Negócios, Universidade Drake,  Des Moines, IA;

Bucheche Muhamad (Masculino), Maputo – Liderança em Gestão Pública, Universidade da Califórnia, Davis;

Lucas Mungondo (Masculino), Manica – Curso de Liderança em Gestão de Empresas, Universidade Purdue, West Lafayette, IN;

Victoire Olemba Kayobo (Masculino), Nampula – Liderança em Gestão Pública, Universidade Estadual de Boise, ID.

Os 9 seleccionados

Após os Institutos de Liderança nos Estados Unidos neste verão, os Fellows participarão na Cimeira do Mandela Washington Fellowship, que começa a 29 de julho em Washington, D.C. Lá, terão a oportunidade de fazer networking e participar em discussões em painéis com outros Fellows e líderes americanos dos sectores público, privado e sem fins lucrativos.

Após a Cimeira, até 100 Fellows seleccionados de forma competitiva terão quatro semanas de experiência de desenvolvimento profissional com Organizações Não-Governamentais (ONGs) americanas, empresas privadas e agências governamentais. (Profundus PDF).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades