Comunicar para Mudança

OMM 2023: Um sucesso pelo ganho de eleições municipais em Nhamatanda

Assumindo que Nhamatanda como outros pontos de Moçambique há mais jovens que idosos e mais mulheres que homens, o ganho da Frelimo nas autarquias municipais de 11 de outubro de 2023, foi na maior parte com apoio de mulheres na vila municipal. Assim torna-se mais fácil avaliar a Organização da Mulher Moçambicana (OMM) no distrito.

EM 2023, um dos objectivos da Organização da Mulher Moçambicana (OMM) em Nhamatanda era de “mobilizar e consciencializar as jovens para aderirem em massa ao partido Frelimo, coesas para ganhar as eleições municipais”. A equação desse plano é mais fácil medir pelo resultado de 11 de outubro de 2023, facilitando mais assentos na Assembleia municipal. Foi assim que “o relatório de actividades foi aprovado com unanimidade”.

Só em 2023, a OMM-Nhamtanda somou mais 320 mulheres na sua maioria jovens. Com este número, saiu de 18.805 membros para 19.125 que também vão “avermelhar” as ruas, zonas, bairros, localidades e postos administrativos nas eleições gerais de 2024.

Estando no primeiro mês do ano, “já traçamos algumas estratégias para entrarmos de novo na base para conseguirmos mobilizar a população em geral para a vitória da Frelimo”, disse a secretária da OMM –Nhamatanda, Verónica Domingos.

Noutra abordagem, por se tratar dos primeiros dias de 2024, Verónica Domingos viu oportuno aconselhar as mães sendo responsáveis das crianças, a “prepará-las, matriculando-as e organizando-lhes o material escolar”, para o ano lectivo.

Verónica Domingos falava na terça-feira (23.01.2024), durante a IIª Sessão Ordinária do Conselho Distrital, cujo objectivo era a apresentação das Comissões de Trabalho; Informe sobre Saúde dos quadros; Apresentação do Relatório Anual das Actividades do Secretariado distrital; Debate e Aprovação do Relatório das Actividades do Secretariado Distrital; Debate e Aprovação do Plano das Actividades para 2024; e Apresentação das Monções e resoluções.

 

Verónica Domingos deixa OMM para outra pasta

Depois de 15 anos (três mandatos) seguidos como secretária da OMM –Nhamatanda, Verónica Domingos deixa de dirigir a Organização da mulher frelimista.

O posto administrativo de Chupanga, no distrito de Marromeu já será chefiado por Verónica Domingos ainda dentro da província de Sofala.

De OMM ao cargo de chefe de posto, Verónica Domingos leva “respeito, humildade, saber ser, saber estar, acima de tudo” para conquistar amizades e sucessos, segundo a sua auto-avaliação.

Para a próxima secretária da OMM-Nhamatanda, Verónica aconselha “a ter muita paciência com as mulheres jovens e idosas com responsabilidade”. Acrescenta: “trabalhar sem objectivo lucrativo, fielmente a todos níveis”.

Verónica Domingos
Verónica Domingos

Verónica Domingos auto-avalia-se “positivamente” pelas acções que lhe mereceram novo cargo, recorrendo ao diálogo e ouvindo conselhos para frente”.

 

O que fica de Verónica?

Como membro da OMM, 2023 foi um sucesso, avaliou Maria Inês Bila. E “ela [Verónica Domingos] trabalhou bem, mais força para as eleições gerais”.

Para Laurinda João Raguece “continuarmos fortes como OMM em frente de tudo” é a missão, tal como fez a secretária da Organização. E nesse trabalho, reconhece que é preciso haver chances iguais para as jovens incluindo os filhos dos membros da mulher moçambicana. Ora, “os nomes que constam nas listas de oportunidades são daqueles que até já trabalham” disse em representação das lamentações que tem acompanhado” como grupo de choque. “Que essas coisas não se repitam em Nhamatanda”.

“Quero que ainda desenvolva mais o distrito”. Afinal, a saída de Verónica deixa uma “tristeza” para alguns membros da OMM, mas como diz o adágio popular quem “trabalha, ganha”. Avaliou Domingas José.

(Da esquerda à direita) Maria Inês Bila, Laurinda João Raguece e Domingas José

As entrevistadas são unânimes em esperar que a próxima mãe da OMM no distrito seja seguidora dos princípios da Organização frelimista. E que 2024 seja mais um ano com objectivos alcançados.

Enquanto isso, vai se “caçando” quem poderá ser sucessora de Verónica Domingos em Nhamatanda. (Muamine Benjamim).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades