Entre todos extractos, a camada jovem representa a maioria não apenas no distrito de Nhamatanda, mas em Moçambique. As reclamações de falta de oportunidades, por um lado resultam de falta de formações, por isso, o administrador exortou aos jovens.
“Incentivamos todos dias para que a nossa juventude dedique-se a formação. [Mas], enquanto não tivermos a paz, não hão-de conseguir se formar”.
Ainda aliado a juventude, Ossumane é contra o terrorismo em Cabo Delgado alimentado por um lado por jovens. Contra isso “apelamos aos jovens [que] não se juntem a essas actividades porque retardam aquilo que é o anseio moçambicano”.
“Queremos como Governo, ver um povo unido, comprometido com o desenvolvimento” e isso conta com a juventude.
Adamo Ossumane falava durante as comemorações do dia 3 de fevereiro, na vila de Nhamatanda.
Lembre-se que em Moçambique, o dia 3 de fevereiro é considerado o de Heróis Moçambicanos, em homenagem ao fundador da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), Eduardo Chivambo Mondlane, assassinado nesta data, em 1969, na Tanzânia, por meio de uma carta- -bomba.
Eduardo Mondlane foi o arquitecto da unidade nacional por unir os três movimentos nacionalistas (UNAMI, UDENAMO e MANU) que isoladamente pretendiam desencadear a luta pela Independência Nacional. (Muamine Benjamim).