Comunicar para Mudança

CONTRA HIV E TUBERCULOSE: Embaixada dos EUA em Moçambique lança o Projecto “Catalisar”

A Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Moçambique anuncia o lançamento do projecto Catalisar, um programa de monitoria liderado pela comunidade que vai apoiar os esforços de resposta ao HIV e Tuberculose (TB) na província de Nampula.

O projecto financiado pelo Plano de Emergência do Presidente para o Alívio da SIDA (PEPFAR) através dos Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), será implementado durante os próximos cinco anos pela Associação para Desenvolvimento do Povo para Povo (ADPP Moçambique) em colaboração com as autoridades provinciais de saúde de Nampula.

O programa começará a trabalhar em 19 unidades sanitárias localizadas na cidade de Nampula e nos distritos de Meconta e Rapale, estimando-se que venha a ter um impacto em mais de 60.000 pessoas vivendo com HIV.

“O projecto Catalisar irá melhorar a qualidade dos serviços de HIV e TB”, afirmou Emanuel Pereira, director associado de comunicação e engajamento comunitário no CDC, durante a cerimónia de lançamento do projecto, que decorreu no dia 16 de Abril na cidade de Nampula. “O projecto vai promover a equidade no acesso à saúde, especialmente entre os grupos mais vulneráveis a estas epidemias”, disse.

“O Governo de Moçambique acredita que este projecto é essencial para melhorar a saúde das nossas comunidades. Temos que garantir que este investimento reduza os novos casos de HIV e TB, o abandono do tratamento e reforce a adesão aos serviços de saúde e o atendimento humanizado”, explicou Fernando Mitano, director provincial de saúde de Nampula.

Através do Catalisar, organizações de base comunitária (OCB) vão implementar programas de monitoria liderada pela comunidade (MLC)  para ajudar a identificar barreiras de acessibilidade, aceitabilidade e adequabilidade relacionadas com a oferta de serviços de HIV e TB. O projecto será implementado em estreita colaboração com a Plataforma da Sociedade Civil para a Saúde – PLASOC-M, utilizando ferramentas e indicadores de monitoria priorizados pelas suas constituências das pessoas vivendo com HIV e populações-chave com vista a melhorar a qualidade dos serviços de HIV e TB.

A iniciativa vai promover o desenvolvimento institucional e técnico das OCB para melhorar a sua capacidade de intervenção em programas de saúde comunitária, incluindo actividades de literacia em saúde.

“O objectivo do Catalisar MLC é de dar voz às pessoas vivendo com HIV e afectados pela TB para que se envolvam e contribuam para reforçar o sistema de saúde”, afirmou Hellen Hallstrom , representante da ADPP Moçambique.

Através do PEPFAR, mais de 300 unidades sanitárias estão a implementar actividades de MLC em todo o país. Além disso, com este novo projecto, o suporte do Governo dos Estados Unidos vai ser expandido a cerca de 50 OCBs para intervenções de MLC.

O Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio do SIDA (PEPFAR) é o maior compromisso feito por qualquer nação para enfrentar uma única doença na história, possibilitado pelo forte apoio bipartidário ao longo de dez congressos dos Estados Unidos e quatro administrações presidenciais, e através da generosidade do povo americano. O PEPFAR demonstra o poder do que é possível através da assistência externa americana compassiva, eficaz em termos de custos, responsável e transparente.

Em Moçambique, o PEPFAR opera através de seis agências de implementação do Governo dos E.U.A: Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), Departamento de Defesa (DOD), Departamento de Estado (DOS), Administração de Serviços de Recursos Humanos (HRSA), Corpo da Paz (PC). (EUA/Profundus).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades