Por volta das 9 horas do sábado último, o distrito de Dondo, quase na zona do Fundo de Investimento do Património de Abastecimento de Água (FIPAG), depois da Quinta, em Mutua, registou um acidente de viação, envolvendo um camião e Mini-busy. A situação forçou um parto e graças a intervenção urgente de profissionais da saúde e da polícia, não aconteceu o pior.
Do acidente, não houve óbitos, apenas ferimentos ligeiros. Minutos depois da ocorrência, coincidentemente, o director do Hospital Rural de Nhamatanda (HRN), Joaquim Botão, saindo de Nhamatanda para Dondo deparou-se com a situação. E prontamente, a Polícia da República de Moçambique (PRM) fez-se ao local.
Depois do carro capotar, “de repente, uma mãe grávida começou a ter contracções”. Vendo a situação, Botão e uma policial, foram os destacáveis que prontamente assistiram “a luz” de uma bebé no capim ao lado do carro que capotou, explicou.
A mãe e a bebé estão salvas no Hospital de Mafambisse.
Botão diz que também contou com apoio de mães que estiveram no carro acidentado.
Botão sempre anda com kits de primeiro socorro em cada viagem ou saída de casa. Aplicou o seu conhecimento e o material para salvar a bebé, tal como fez em 2023.
Salvar vidas não é apenas no Hospital, Botão já salvou também na rua a vida de dois pacientes quando “jorravam” sangue depois de um acidente em Nhamatanda.
No mesmo dia, à noite, Nhamatanda registou um acidente com os mesmos tipos de carro, resultando em ferimentos moderados dos passageiros. Dois pacientes estão a ser assistidos com o mesmo Botão no “seu” hospital. (Muamine Benjamim).