Comunicar para Mudança

Marracuene acolhe hoje o Festival AZGO

O distrito Municipal de Marracuene, no bairro Kumbeza, província de Maputo, acolhe hoje, sexta-feira a 11a edição do festival Azgo, sob lema ”Afrofuturismo”. O evento realizado pela XHUB- Incubadora de Negócios Culturais e Criativos tem como foco a descoberta de novos artistas que buscam por uma exposição nos principais mercados criativos nacionais e internacionais.

Falando a jornalistas, ontem, quinta-feira, Júlia Novela Directora-Geral do Festival AZGO, além de mudar-se para uma nova casa multidisciplinar de Kumbeza, em Marracuene, pretende manter o orgulho de ser um festival africano, por isso, o lema “ Afrofuturismo”.

“ O segundo dia do festival coincide com o 25 de Maio, Dia de África, amanhã, sábado. No entanto, esse dia será comemorado de várias formas para fazer sentir a África em todas expressões artísticas. E será atribuído um prémio de 50 mil meticais ao melhor “dress” que representar o continente africano”, adiantou.

“O Azgo é e continuará a ser um espaço de vinculação artística e fixação simbólica da aceitação de um modelo particular que une gerações inter-raciais, interétnicas e inter-políticas”, disse.

Segundo Novela, estão instaladas infra-estruturas para acolher igualmente, diversos eventos, como o anfiteatro construído com material reciclado para albergar a questão de gestão e projecção ambiental, balneários bio gradáveis e outras infra-estruturas.

Os dois dias do festival contarão com a presença de vários artistas nacionais e internacionais que vão actuar ao vivo. Como inovação, Azgo vai oferecer algumas experiências aos participantes “azgoers” como: acampamento, uma zona de bem-estar com serviços de massagens e sessões de yoga, uma transportadora oficial, instalação de um parque de estacionamento, feira gastronómica, um workshop de precursão de judo para defesa pessoal e de reciclagem, além de varias criatividades. (Alfredo Armando -Maputo).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades