Comunicar para Mudança

Chefes: A nossa mina explodiu

Engana-se ou fecha olho quem pensa que aquela mina parou de motivar a reclamação de munícipes do 5° bairro-25 de Junho, na vila de Nhamatanda, em Sofala, região central de Moçambique.

A Hiperbrita Limita continua a explodir, apesar de não ser como antes. Isso sim, motivado pela reacção da população através de cartas que não foram dadas razão, mesmo com fotos, talvez por falta de advogado.

A mina explodiu hoje às 12:12, ninguém deve fingir demência, ali.

O curioso é que não houve razão dada a população, mas pela queixa, as explosões reduziram, passando de quase 24 horas para quase um trimestre. Não houve sentada com a autarquia e nem com Governo, mas, cada um no seu escritório sente cada explosão.

Foto tirada, segundos depois da explosão, dia 02.07.2024

Ali continuam obras paralisadas por causa do estremecer de terras provocado pela mina de exploração subterrânea Hiperbrita Limitada. De igual forma, curiosamente, continua a construção de outras- como de quem tem sonho de deixar pelo menos casa para os filhos.

O caso foi à Procuradoria, mas, segundo fundamentou não há razão para culpar o português ou chinês. Esta situação pode motivar uma desconfiança entre instituições estatais e a população, aliás, até um espírito de rebeldia não com os chefes com quem andam (cargos), mas pelo cidadão pacato.

Alguns chefes com obras ali choram às escondidas pelo “sistema”.

Qualquer empresa deve ter uma boa relação com as comunidades ao seu redor. E isso faz-se pela comunicação, ouvindo, sorrindo, sugerindo, negando, aceitando e definindo maneiras de convivência dos que ali residem e têm histórico até produzem ao redor. Eles conhecem a “espiritualidade das terras”. Mas, o sorriso real daqueles dali está muito longe pela mina.

A população foi lhe habituada a sentar para juntos sugerirem soluções sobre qualquer preocupação. Mas parece que sobre este assunto, o interesse não é suficiente ou simplesmente há quem sai barriga com aquela mina. Ali, existem obras que levam o nome de Nhamatanda para a diáspora. Mas, mesmo com

as queixas há mais de 2 anos, não há solução. E quem diz que representa as cartas da população, nem “piu”.

É um assunto que já teve destaque na media nacional e internacional, mas, parece que não basta reportar.

Nhamatanda é um distrito corredor do sucesso para alguns. As razões ainda não são claras, talvez com tempo. (Muamine Benjamim).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades