Comunicar para Mudança

DDR em Gorongosa: Dos 119 membros restam 19 para fixarem pensões

Dos 119 membros do processo do Desarmamento, Desmobilização e Reintegração dos antigos guerrilheiros da Renamo (DDR), apenas 19 faltam por fixarem as pensões. São informações do Governo de Gorongosa, numa entrevista exclusiva ao “Profundus”.

Segundo o administrador de Gorongosa, Pedro Mussungue, “dos 119 membros do DDR, temos apenas 19 que faltam por receber as suas pensões. Estes restantes poderão ser incluídos nos próximos meses.

Administrador do distrito de Gorongosa, Pedro Mussengue

Pedro Mussengue, sem avançar valores monetários, explicou que “cada um recebe segundo a patência que saiu com ele [da desmobilização] ”, deixando claro que quem desmobilizou foi a Secretaria da Paz, não o Governo.

Mussengue que falava na passada quarta-feira (24.07), explicou ainda que dos 19, apenas “9 faltam por actualizar as suas patencias”, considerando que “alguns subiram de categorias”.

O Governo de Gorongosa avalia positivamente a colaboração com os ex–guerrilheiros da Renamo, desde as preocupações a oportunidades iguais.

Em Moçambique, o processo de desarmamento, desmobilização e reintegração de 5.221 combatentes da Renamo incluía 257 mulheres e 4.964 homens. Deste número, 119 são de Gorongosa, considerado o distrito com muitos desmobilizados.

Lembre-se que o Presidente da República, Filipe Nyusi que falava na cerimónia oficial de Encerramento da fase de Desarmamento e Desmobilização do processo de DDR, em 2023, deixou claro que o processo de fixação de pensões não aconteceu antes, precisava, primeiro, de mobilizar recursos para garantir os pagamentos que, por norma, resultam dos descontos do beneficiário ao longo do percurso profissional, mas este não é o caso, deve sim, ser contabilizado como o custo da paz.

Esses pagamentos de pensões já são justificados pelo Decreto nº 12/2023, de 4 de Abril, que estabelece os benefícios de segurança social dos desmobilizados, no âmbito do Acordo de Paz e Reconciliação Nacional. (Profundus PDF).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades