Comunicar para Mudança

SLDP: Centro de Formação de Gorongosa já forma filhos de ex-combatentes

As obras do Centro de Formação Profissional (CFP) de Gorongosa – instituição pública, estavam paralisadas por falta de fundos. Em 2023, o Programa Desenvolvimento Sustentável de Meios de Subsistência para as Comunidades da Zona de Desenvolvimento Sustentável da Gorongosa (SLDP, sigla inglesa) desembolsou cerca de 12 milhões de meticais. Agora centenas de pessoas já deixaram de recorrer a instituições localizadas noutros distritos ou até províncias porque ali já se formam até familiares de ex-guerrilheiros da RENAMO.

O financiamento de cerca de 12 milhões de meticais é fruto de um Memorando de Entendimento assinado entre o Instituto de Formação Profissional e Estudos Laborais Alberto Cassimo (IFPELAC) e o Projecto de Restauração da Gorongosa, em Setembro de 2023.

Este dinheiro foi usado para a construção e apetrechamento de novos edifícios, nomeadamente, armazém, balneários, sala de agroprocessamento

e restaurante do Centro de Formação Profissional de Gorongosa.

O Centro de Formação de Gorongosa já foi entregue no dia 05 de Junho de 2024, na presença do Secretário de Estado da Juventude e Emprego em Moçambique, Oswaldo Petersburgo; Secretária de Estado em Sofala, Cecília Chamutota; Administradores do Distrito e do Parque Nacional da Gorongosa, Pedro Mussengue e Pedro Muagura, respectivamente, além da comunidade em geral.

Depois de inaugurar a infra-estrutura, Oswaldo Petersburgo falou de “paz, trabalho e confiança”.

“Com a paz, conseguimos trabalhar; com paz, já estamos aqui [na Gorongosa] a falar de formação profissional; com a paz, construímos este Centro de Formação Profissional; com a paz, trouxemos para a Gorongosa algo objectivo e que pudesse atrair a confiança dos Países Baixos [financiador pela Embaixada da Holanda em Moçambique]”, descreveu Oswaldo Petersburgo.

O Centro de Formação Profissional de Gorongosa tem capacidade de formar 720 jovens, anualmente, com especial atenção a mulheres que tenham terminado a 7ª, 10ª ou 12ª Classe.

Neste momento, também se formam cerca de 20 familiares de ex-combatentes do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), em diferentes cursos.

As áreas de formação do Centro de Formação Profissional de Gorongosa estão alinhadas com os principais pilares do SLDP, nomeadamente, Agricultura, Nutrição e Meios de vida Sustentáveis.

O Centro oferece cursos com a duração de três a seis meses, nas áreas de Processamento de Alimentos e Restauração: Processamento de Vegetais, Frutas, Grãos e Cereais, Empregado de Mesa e Artes Culinárias e Gastronomia; e Construção Civil: Canalização e Pedreiro.~

 

SLDP evita “possíveis fontes de conflito”

O SLD Gorongosa visa contribuir para a melhoria das condições socioeconómicas das comunidades da Zona de Desenvolvimento Sustentável do PNG, através de implementação de intervenções que contribuam o aumento da produção agrícola, a melhoria dos índices de nutrição, o fornecimento de água de qualidade e saneamento básico do meio, bem como iniciativas de promoção de saúde sexual e reprodutiva.

Segundo o Director de Programas do Parque Nacional da Gorongosa, Simião Mahumana, “as comunidades têm que ter meios de vida que fazem com que elas diminuam a necessidade de utilizar os recursos naturais de forma insustentável.

“Uma das coisas que deve acontecer é que os jovens devem ter possibilidades de ganhar renda porque conhecem novas profissões.

Isso também aumenta a renda e diminui a necessidade de exploração insustentável de recursos naturais. Então no SLDP, está inclusa essa formação de jovens para poderem ter melhores meios de vida“, disse Simião Mahumana.

“Essas comunidades devem viver em paz. E uma das formas de preservar a paz é evitar possíveis fontes de conflito. As possíveis fontes de conflito são quando os ex-combatentes e as respectivas famílias não têm acesso a meios sustentáveis de vida. Então, vão ficar frustrados e não estarão satisfeitos com a maneira como o país anda. Serão facilmente conduzidos a situações de conflito”.

O Director de Programas do Parque Nacional da Gorongosa lembra que os ex-combatentes “estiveram na guerra durante muito tempo, não tiveram acesso a educação como deve ser e as famílias têm muito mais necessidades. Essas pessoas devem ser acarinhadas e terem mais oportunidades. Por isso, é muito importante para nós, tudo que tem a ver com a manutenção da paz e com a reintegração das pessoas”.

 

Jovens focados na melhoria de condições de vida

Gina Machava é uma das formandas que escolheu o curso de Culinária no Centro de Formação Profissional apoiado pelo SLDP.

“Ainda quero aprender mais a cozinhar, tem coisas que eu não sei fazer, então, este estudo ainda vai-me fazer melhorar”.

O outro a se formar é Manuel José. Para ele, “a formação está a decorrer bem. Gostei muito dessa área de Canalização, e aprendi muitas coisas, além de montar sanita, montar torneira”.

O SLDP com maior enfoque nas mulheres e jovens, abrange os distritos de Cheringoma, Dondo, Gorongosa, Maringué, Muanza e Nhamatanda. Está também a contribuir para o reflorestamento e conservação da Biodiversidade.

O SDLP é financiado pela Embaixada dos Países Baixos em Moçambique e implementado pelo Projecto de Restauração da Gorongosa em parceria com a Resiliência e Right To Play. (PROGRESSUS).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades