Gorongosa “Abra espaço Para Vida” limpando as comunidades

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) comemorou através do Programa de Educação para Conservação, o Dia Mundial da Limpeza, em coordenação com as escolas, comunidades da sua Zona de Desenvolvimento Sustentável, Serviços Distritais de Planeamento e Infra-estruturas de Cheringoma, Muanza, Dondo, Nhamatanda, Gorongosa e Maringué e Vilas Municipais de Nhamatanda e Gorongosa, organizou as celebrações do Dia Mundial da Limpeza. As cerimónias decorrem nos seis distritos, mas as centrais foram marcadas no distrito de Gorongosa, sob lema: “Abra espaço Para Vida”.

O caso de Nhamatanda

Na vila municipal de Nhamatanda, as actividades de limpeza decorreram nos mercados, praças, escolas, principais vias de acesso e outros lugares de maior concentração de pessoas.

Entre jovens, adultos, idosos, instituições governamentais e privadas, em massa, confiaram na máscara, luva, bota, vassoura, ancinho, pá, contentores de lixo entre outros materiais para limparem Nhamatanda. “Vamos deixar a nossa vila limpa, com cheiro agradável e livre de doenças propagadas pela má gestão do lixo”, disse a Supervisora do Programa de Educação para Conservação do PNG, Domingas Aleixo, justificando o grande dia de Limpeza Mundial, no Município de Nhamatanda, envolvendo o Governo local, além de Clubes de Jovens e outras Organizações.

O Mundial da Limpeza não se trata apenas de organização de multidões de pessoas para as limpezas, mas constitui uma rede forte e única de agentes que compartilham a visão de um mundo livre de resíduos. Anualmente, é celebrado o Dia na terceira semana de Setembro.

Neste ano de 2024, celebrou-se o dia Mundial da Limpeza, nos dias 20 de Setembro (sexta-feira) nas escolas e no dia 21 de Setembro (terceiro sábado), nos bairros e nas comunidades cujo objectivo foi de mobilizar a humanidade para uma acção de consciencialização através de campanha, juntando pessoas de todas as esferas e idades, incentivando-as à cidadania ambiental.

Da consciência para gerações futuras

O Dia Mundial da Limpeza é uma iniciativa global que destaca a importância da consciencialização ambiental e a acção colectiva na limpeza de comunidades e espaços públicos.

Essa data promove a responsabilidade individual e a necessidade de cuidar do nosso planeta, combatendo a poluição e o descarte inadequado de resíduos. Para tal, envolve também adolescentes jovens, garantindo o aprendizado para as futuras gerações.

O membro do Clube de Jovens em Nhamatanda pelo PNG, Diogo António Francisco de 19 anos de idade, justificou que está “a limpar a nossa vila de Nhamatanda para estar sempre limpa e para prevenir certas doenças como cólera, malária”, apelando, “a todos para mantermos sempre a nossa vila limpa, as nossas casas limpas para prevenir”. “Fazer limpeza é para deixar a vila mais bonita porque recolhemos o lixo.

Com essa limpeza é possível sensibilizar outras pessoas para fazerem limpeza”, disse Lúcia Franque Waite de 17 anos de idade, também membro do Clube de Jovens.

Rosa João Manuel é uma rapariga de 15 anos de idade que “não sabia” que existe o Dia Mundial de Limpeza, mas desde o ano passado, “estou muito feliz por ter participado nas Jornadas de Limpeza”. E, assim vai a aprendizagem das novas e futuras gerações.

Os resíduos tais como, máscaras, garrafas, pontas de cigarro, papel, sacos, etc., juntam-se aos nove milhões de toneladas de lixo lançados todos os anos nos rios, lagos, mares e oceanos, o que representa 285 quilos por segundo, onde, 80% destes resíduos provém da terra e é transportada para os oceanos pelos rios.

Se nada for feito para travar este fluxo, estudos científicos e estatísticas da ONU prevêem que, em 2050, haverá mais plástico do que peixe nos oceanos. É por isso que é tão importante tomar medidas e colocar os resíduos no seu lugar e chamar à consciência de cada um para que seja vigilante e seja responsável pela limpeza do ambiente em que se encontra inserido. (Luísa Franque).


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading