Um dia depois da tomada de posse de Daniel Chapo como Chefe de Estado, começou a mexer os ministérios ao extinguir uns para criar outros.
Chapo começa por cumprir o que disse no discurso, reduziu o número de Ministérios e Secretarias de Estado equiparadas à Ministérios. Extinguiu dez ministérios e três Secretarias de Estado e criou nove Ministérios.
O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, determinou, através de Decreto Presidencial, extinguir os seguintes ministérios:
Ministério da Economia e Finanças; Ministério dos Transportes e Comunicações; Ministério da Cultura e Turismo; Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural; Ministério da Terra e Ambiente; Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas; Ministério da Indústria e Comércio; Ministério do Trabalho e Segurança Social; Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano; e Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Ao abrigo do mesmo Decreto Presidencial, o Chefe do Estado extinguiu as seguintes instituições: Secretaria de Estado da Juventude e Emprego; Secretaria de Estado dos Desportos; e Secretaria de Estado do Ensino Técnico-profissional.
Em conformidade com o mesmo Decreto Presidencial, o Presidente da República cria os seguintes Ministérios: Ministério das Finanças; Ministério da Economia; Ministério da Agricultura, Ambiente e Pescas; Ministério dos Transportes e Logística; Ministério da Educação e Cultura; Ministério do Trabalho, Género e Acção Social; Ministério das Comunicações e Transformação Digital; Ministério da Planificação e Desenvolvimento; e Ministério da Juventude e Desportos. (Profundus).