O distrito de Gorongosa prevê, apesar de 2024 produzirem 60 litros. O incremento de 2025 para 300 litros justifica-se pelo aumento de 137 para 147 colmeias de 450 apicultores.
São dados tornados públicos durante as comemorações do Dia Mundial de Abelhas, 20 do mês corrente, em Gorongosa.
Na ocasião, o administrador do distrito de Gorongosa, Pedro Mussengue explicou os benefícios da produção do mel, desde a renda de famílias ao venderem o produto ao consumo como alimento medicinal.
O distrito de Gorongosa tem uma fábrica para o processamento e extracção de mel implantada pelo Parque Nacional da Gorongosa, localizada na Vila Municipal de Gorongosa, uma das suas Zonas de Desenvolvimento Sustentável, na província de Sofala. É um modelo para cadeia de valor do mel pela Gorongosa.
Notavelmente, algum mel provém de cercas com colmeias que protegem os campos de produção agrícola contra elefantes que escapam da vedação da Gorongosa.
A fabrica moderna prevê processar 1000 quilogramas de mel por dia e 100 toneladas anualmente.
Mussengue apelou na última terça-feira, à população a abandonar a prática de queimadas descontroladas e corte das árvores, como forma de conservar o meio ambiente e garantir a produção do mel.
O administrador de Gorongosa, falando à margem das celebrações do Dia Mundial de Abelha, incentivou a prática de apicultura moderna.
Para o presidente da agremiação, a produção do mel já trouxe muitos ganhos para os membros, como construção de casas melhoradas e compra de motorizadas.
Cada colmeia tem a capacidade de 8 a 15 litros de mel por produzir.
Neste momento, segundo Armindo Chingore, presidente da Associação de apicultores do distrito, o desafio dos apicultores em Gorongosa, é de sair da prática de apicultura tradicional para moderna, como forma de conservar o meio ambiente ao nível do distrito.
Em Gorongosa, o mel é produzido trimestralmente, através da floração na medida que as abelhas vão explorando as plantas para produzir.
Para o presidente da agremiação, a produção do mel já trouxe muitos ganhos para os membros, como construção de casas melhoradas e compra de motorizadas. (Ana Cleta Coimbra).