Uma rapariga de 10 anos foi achada morta, ontem domingo, com sinais visivelmente de violência sexual, no bairro Macharrote, arredores da cidade do Dondo, em Sofala.
Desaparecida há sete dias do convívio familiar, Ana Manuel Liquelique foi achada morta, em estado avançado de decomposição, numa machamba.
Ana desapareceu às 16 horas, no dia 24 do mês passado, no quarteirão 12, no seu bairro residencial, Consito. A situação preocupou familiares, vizinhos e conhecidos.
A família de Ana conta que a criança estava a brincar com outras menores e não regressou à casa. As diligências foram feitas junto das autoridades locais na tentativa de encontrar a menor.
Segundo Inoque Eduardo, quem descobriu o corpo, estava na machamba de arroz, quando de repente os cães começaram a latir aproximando-se do local.
“Suspeitei e decidi aproximar para ver do que trata, vi uma parte do membro superior com dúvidas de ser humano ou animal, daí comuniquei as autoridades locais”.
O pai de Ana, Manuel Liquilique recebeu um telefonema de que havia sido achado um corpo sem vida numa machamba com sinais de agressão física, o que leva a crer que o acto do violador não teria acontecido no local onde o corpo foi achado.
“Quando cheguei ao local, já tinham feito o enterro, desenterramos, vi que se tratava da minha filha. Decidiu-se levar o corpo a um cemitério local”.
O chefe da Unidade Comunal ‘E’ no Dondo, Doliz José, lamentou o acto macabro que envolveu a menor afirmando que após tomar conhecimento houve diligências para comunicar às estruturas e com apoio de jovens locais foi possível remover o corpo que se encontrava enterrado numa machamba, próximo ao cemitério.” Situação muito triste”.
As autoridades policiais trabalham para identificar os culpados do crime que chocou o distrito de Dondo. (Narcísio Cantanha).