Não é apenas por ser um homem da igreja que chamou atenção a sociedade, mas por ser pai de 11 filhos, 53 netos e 82 bisnetos. Com a sua morte no dia 7 de agosto de 2025, Daniel Bongesse Bero, aliás, “Bispo Dom Daniel Bero” como era considerado por causa das suas acções, também deixa três Irmãs da católica (uma é sua filha, as restantes netas), além de um neto padre, seguindo o legado.
Daniel Bongesse Bero faleceu na última quinta-feira, na residência do seu filho, no posto administrativo de Sena, distrito de Caia, no Centro de Moçambique.
A descrição de Daniel Bero não é apenas pela Paróquia Santa Catarina de Sena ou religião ou mesmo bondade, mas também pelos 100 anos que teve, número de filhos que lhe deram netos e bisnetos alguns deles, hoje, dirigentes e religiosos.
Daniel Bero teve uma história marcante na vida de fiéis, cristãos e padres por onde passou. Era considerado, igualmente de Bispo Dom Daniel Bero, não pela formação, mas pela sua dedicação a acções da igreja católica.
Durante a guerra civil que durou 16 anos, Daniel Bero sacrificou a própria vida, fazendo viagens a pé de Moçambique (Chemba) ao vizinho Malawi para adquirir Bíblias Sagradas com o objectivo de evangelizar os cristãos no seu país.
Antes de sua conversão, Daniel Bongesse Bero vivia na poligamia, mas ao conhecer a “Palavra de Deus, entregou-se a Jesus Cristo”, contraindo matrimónio apenas com Rosália com quem teve a maioria dos filhos, afastando-se das outras com as quais também teve filhos.
Nascido a 01 de junho de 1925, no distrito de Chemba em Sofala, Daniel Bero tornou-se animador da Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus de Chemba por 5 anos. E entre 1972 e 1982 fundou várias comunidades cristãs em Sinocoza (Chemba), Marínguè e Caia, distritos vizinhos dentro da província.
Ontem, sábado, as paróquias Santa Teresinha do Menino Jesus e Santa Catarina de Sena reuniram-se para homenagear “Dom Daniel Bongesse Bero”, dando-lhe adeus.
Pelo seu compromisso com a fé, pela coragem no anúncio do Evangelho e pela formação de comunidades em contextos difíceis, as paróquias Santa Teresinha do Menino Jesus e Santa Catarina de Sena reconhecem Dom Daniel Bongesse Bero com o título simbólico de Honoris Causa, como sinal de honra, gratidão e profundo respeito ao seu testemunho cristão.
Os restos mortais de Daniel Bero jazem no Cemitério 25 de Setembro, em Sena. (Rosário Phoinde).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.