O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), através do Programa Clube dos Professores, capacitou em cinco dias, 13 professores das Escolas Básicas de Mazamba e de Chite, além da Escola Secundária de Inhaminga, em matérias de Gestão Pedagógica e Administrativa dos Centros de Apoio e Aprendizagem (CAA’s), com o objectivo de garantir melhor aprendizagem dos alunos do segundo ciclo do ensino à distância.
Na ocasião, o gestor do programa de ensino e apoio à formação de professores no PNG, Arque Chirua, disse que a indução dos professores tem por objectivo contribuir para maior e melhor aprendizagem dos alunos do segundo ciclo do ensino à distância.
“Já graduamos cerca de 53 estudantes dos quais 18 são mulheres e isso nos alegra porque já temos mulheres que pelo menos já fizeram o primeiro ciclo do ensino secundário, explicou Arque Chirua, reiterando que “esta é uma acção que é consequência de outra anterior que tem sido feita pelo Parque Nacional da Gorongosa em parceria com Serviço Distrital de Educação e Juventude e Tecnologia (SDEJT) de Cheringoma, financiada pelo governo do Canadá”.
O supervisor Provincial do Ensino à Distância, Victor Nginga, louva a iniciativa do Parque Nacional da Gorongosa para garantir a qualidade da educação.
Para Sofala, Victor Nginga apontou os desafios do ensino à distância como a fraca divulgação da nova Lei do Sistema Nacional de Educação 18/2018 de 28 de Dezembro aos professores, dificuldades na impressão e multiplicação dos novos módulos do ensino à distância que até agora só circulam em formato electrónico, por isso, apela à busca de condições locais para multiplicação dos módulos.
“As comunidades precisam de ter informações que existem esta modalidade de ensino”, reiterou o supervisor provincial do ensino à distância.
Aos alunos à distância, o supervisor provincial motiva-lhes pela “decisão de terem abraçado os estudos. As nossas escolas estão abertas para receber os alunos” disse Vitor Nginga.
A capacitação também permitiu a troca de experiências em matérias de Conservação do Meio Ambiente, no distrito de Cheringoma, por isso, envolveu palestra sobre a missão e actividades do PNG.
Entre as matérias discutidas, consta a partilha de documentos normativos do programa de ensino secundário à distância, apresentação do regulamento, organização e estruturação, objectivos do programa de ensino secundário à distância.
Na ocasião, o representante do SDEJT, Marcos Macuengere, exortou “aos capacitados que levam a sério aquilo que aprenderam” para implementarem nas escolas.
Dos 13 professores participantes da capacitação, cinco são mulheres e oito homens.
“Os conteúdos abordados na capacitação foram bons e de extrema relevância para o processo de ensino–aprendizagem, concretamente o ensino secundário à distância, disse o professor da Escola Secundária de Inhaminga, Jordão Zondo.
“Saio daqui com muita bagagem e o que mais me deixou feliz neste programa é a inclusão das mulheres. Se colocarmos em prática tudo o que aprendemos, iremos trazer melhorias para o programa”, disse.
O distrito de Cheringoma passará a contar com dois centros de ensino secundário à distância, nomeadamente, Escola Secundária de Inhaminga e o recém-criado Centro na Escola Básica de Mazamba. (Manuel Gado).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.