Comunidades de Nhabaua e Chidanga juntas na Conservação dos elefantes e leões da Gorongosa

Celebrados anualmente a 10 e 12 de Agosto, os Dias Mundiais, do Leão e do Elefante, respectivamente, o Parque Nacional da Gorongosa (PNG) juntou as comunidades de Nhabaua na Escola Básica de Chite e comunidade de Chidanga na Escola Básica de Dimba, no distrito de Cheringoma, para o plantio de árvores e sensibilização para a conservação destes animais em extinção. O evento envolveu 184 pessoas sendo 68 mulheres, entre membros da comunidade, membros de conselho de escolas, alunos do Clube Ambiental, líderes comunitários e pais encarregados de educação.

Na ocasião, o supervisor distrital do Programa de Educação para a Conservação no PNG, Lucumane Issufo Agy, explicou que o objectivo principal da celebração dessas datas é promover a conservação dos elefantes e leões e do seu habitat natural e aumentar a consciência global sobre os riscos que essas espécies enfrentam, como perda de território, caça ilegal e conflitos com humanos.

Lucumane Issufo Agy alertou sobre as ameaças que colocam o elefante e o leão em perigo, como queimadas descontroladas, abate indiscriminado de árvores e caça furtiva.

“Promovemos palestras de sensibilização e celebramos datas ambientais para difundir informação sobre a importância da preservação”, disse Lucumane Issufo Agy.

“Apelamos para que as novas gerações continuem a plantar árvores, participar em actividades comunitárias e evitar acções que degradam o meio ambiente”, disse Lucumane Issufo Agy.

Também presente, Lúcia Mabuleza, residente no bairro Chite, reforçou a importância de transformar o conhecimento em acção: “O Parque Nacional da Gorongosa ajuda a preservar estes animais, mas nós, como comunidade, também devemos aplicar as informações recebidas para proteger estas espécies. Agradecemos ao parque pelo apoio e pelos projectos que beneficiam a comunidade.”

“Estamos satisfeitos com o trabalho do Parque. Aqui [na zona de] Dimba não sofremos com a invasão de elefantes e conseguimos cultivar até à colheita,”, avaliou Domingas Sairosse Quirambe.

Já Luiz Francisco Sete, também residente em Dimba, elogiou a iniciativa e destacou o apoio recebido pela comunidade: “O Parque Nacional da Gorongosa construiu escolas e até nós, adultos, temos oportunidade de estudar. Vamos seguir as orientações para continuar a preservar os animais e o meio ambiente.”

O Dia Mundial do Elefante reforça a necessidade de unir esforços entre comunidades, autoridades e organizações para que estas espécies em extinção possam continuar a existir para as próximas gerações. (Manuel Gado).


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading