O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) entregou a vedação eléctrica móvel à comunidade de Chibundo no posto administrativo de Inhamitanga, distrito de Cheringoma, em Sofala. São 5km² para proteger os campos agrícolas da população local contra a invasão de animais bravios, minimizando os problemas de conflito da fauna bravia.
Há duas semanas que a comunidade de Chibundo, sente os impactos da vedação eléctrica móvel.
No dia da entrega, os régulos, líderes comunitários, representantes da Gorongosa e a comunidade realizaram uma cerimónia tradicional, simbolizando o respeito a cultura local para o sucesso das actividades locais, em destaque para a entrega da vedação de 5km², sendo a primeira em Cheringoma, Zona de Desenvolvimento Sustentável do Parque Nacional da Gorongosa.
Na ocasião, o gestor do Programa de Coexistência Homem-Fauna Bravia do PNG, Piano Jantar, destacou que o objectivo fundamental do programa é identificar as comunidades que sofrem com ataques de animais bravios e implementar estratégias de protecção agrícola.
“O programa de vedação eléctrica já foi implementado com sucesso nos distritos de Gorongosa e Nhamatanda. A comunidade de Chibundo no posto administrativo de Inhamitanga é a pioneira a beneficiar deste Programa no distrito de Cheringoma”, disse Piano Jantar.
Piano Jantar apelou à comunidade para fazer o bom uso da vedação eléctrica para a sua durabilidade.
A vedação eléctrica móvel funciona com um sistema de painel solar.
A comunidade mostrou-se satisfeita com a entrega da vedação eléctrica, destacando que agora poderão cultivar as suas machambas sem o risco de invasão por animais bravios.
“Queremos agradecer ao Parque Nacional da Gorongosa por nos ajudar a proteger as nossas machambas. Devemos conservar esta cerca para proteger as nossas machambas por muitos anos”, disse Maria Nunes Marques.
A comunidade antevê redução de conflitos de fauna bravia, produção e produtividade agrícolas, sendo que também é apoiada com sementes e técnicas de agricultura.
“Antigamente, sofríamos muito com a invasão por parte dos animais bravios nas nossas machambas. Agora, com esta vedação eléctrica, vamos fazer uma boa produção nas nossas machambas”, disse José Mines Tesoura.
A comunidade quando avaliar que na zona vedada já não há invasão de animais, poderá mover a vedação eléctrica para outro lugar que regista o problema.
Desde a protecção do ambiente natural, de fontes de alimentos ou de pessoas até a contenção segura de animais – o sucesso de uma cerca eléctrica está comprovado. (Manuel Gado).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.