O Ministério da Saúde (MISAU) procedeu à entrega de 34 bicicletas e kits de trabalho a igual número de Agentes Polivalentes da Saúde (APS) do distrito de Chemba, província de Sofala. O material vai dinamizar as actividades.
O kit entregue inclui calculadoras, batas, lanternas, mochilas, capacetes de protecção, coletes e outros materiais essenciais para o desempenho das actividades dos agentes.
A cerimónia foi testemunhada pelo administrador do distrito, Bento Conde Zeca, que enalteceu o papel fundamental destes profissionais nas comunidades.
Na sua intervenção, Bento Zeca reconheceu os desafios enfrentados pelos APE‘s, sobretudo a falta de meios de locomoção, e sublinhou que esta entrega representa uma resposta concreta do Governo às necessidades identificadas. “Acreditamos que, com estes meios, as condições estão criadas para uma assistência mais eficaz e contínua nas comunidades”, frisou o administrador.
Os beneficiários desta iniciativa são dos postos administrativos do distrito, nomeadamente Chiramba, Catulene, Mulima, Chemba-sede, entre outros. Muitos deles percorriam longas distâncias a pé para prestar cuidados básicos de saúde, mas usam o material há quase três semanas.
“Antes, andávamos a pé, de casa em casa, para atender as comunidades”, lembra Marcelino Vaine, beneficiário de Catulene.
“Passávamos noites fora de casa. Hoje, estamos felizes por ter finalmente meios adequados para o nosso trabalho”, disse Tabita João Colaço Gimo, de Chiramba.
Esta entrega reforça o compromisso do Governo de Moçambique na melhoria da saúde comunitária e na valorização dos profissionais que actuam directamente junto das populações mais remotas. (Rosário Phoinde).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.