São palavras do supervisor do Clube dos Professores e Clube da Rapariga do Parque Nacional da Gorongosa, Luscídio Luís Meque, durante a cerimónia do Dia Internacional de Alfabetização na Escola Primária 13 de Janeiro na vila sede de Muanza, em Sofala.
Para Luscídio Meque, a alfabetização é o processo de aprender a ler e escrever. Ou seja, é quando o adulto reconhece letras, forma palavras, lê frases e compreende regras da escrita. Essa etapa é essencial para a entrada no universo da linguagem escrita. “É aprender a se expressar, é aprender a conhecer os vossos direitos, é aprender a ter interesse com a educação. Cada criança, adulto, pai e encarregado de educação faz parte dessa aprendizagem.
“O ciclo de aprendizagem que segura uma caneta, também está segurando o seu futuro, que será muito brilhante”, disse Luscídio Meque, encorajando a alfabetização em Muanza.
Um dos programas introduzidos pelo governo de Moçambique é Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos (AEA). Muanza não escapa.
A directora do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT), Materide Charia revelou que Muanza tem 13 Centros de alfabetização, seis núcleos pedagógicos de base e 31 turmas, somando 696 educandos, destes, 492 são mulheres em 2025, o que corresponde uma redução de 12,8% quando comparativamente a 2024 com 799 inscritos.
A cerimónia contou com alfabetizandos que descreveram o impacto da AEA, em Muanza.
“Nós, os analfabetizandos, estamos satisfeitos porque já estamos a ler e escrever os nossos nomes, nomes dos nossos filhos e familiares. Também, fazemos cálculos, reconhecemos os sinais matemáticos, os direitos, locais públicos, sinais que indicam locais perigosos, etc”, avaliou Isac Cabaço Bonde, em representação dos outros.
O Dia Internacional de Alfabetização celebrou-se sob o lema, “Promovendo a Alfabetização na Era Digital”.
A dança cultural, teatro e o plantio de árvores de sombra no recinto escolar – uma das características da Gorongosa na sua Zona de Desenvolvimento Sustentável não escaparam nas celebrações do Dia Internacional de Alfabetização. (João Cipriano).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.