O Parque Nacional da Gorongosa celebrou o Dia Mundial do Abutre no distrito de Cheringoma, com uma palestra na Escola Básica 3 de Fevereiro, na Vila de Inhaminga. A data é celebrada anualmente no primeiro sábado de setembro para consciencializar a comunidade sobre a importância ecológica dos abutres e os perigos de extinção que enfrentam.
A supervisora do Programa de Educação para a Conservação, em Cheringoma, Marta Chissico, destacou a importância dos abutres no meio ambiente, afirmando que eles ajudam a limpar o ecossistema e controlam a disseminação de doenças.
“Os abutres são aves muito importantes para o nosso meio ambiente. Eles ajudam a limpar o nosso ecossistema e a identificar locais onde há animais mortos”, disse Marta Chissico.
Marta Chissico alertou sobre as ameaças que os abutres enfrentam, como a caça ilegal e o envenenamento. Com isso, exortou a comunidade a não aderir às práticas que colocam em risco a existência dessas aves.
Os participantes da palestra mostraram satisfação com a iniciativa e agradeceram ao Parque Nacional da Gorongosa por celebrar essa data.
“Eu agradeço ao Parque Nacional da Gorongosa por celebrar esta data junto à comunidade. Agora aprendi muito e irei levar esta mensagem para os outros na comunidade”, avaliou Lázaro Constantino.
Eva Lourenço acrescentou que a celebração do Dia Mundial do Abutre ajuda a comunidade a perceber a importância dessas aves no meio ambiente. Afinal, “os abutres ajudam a fertilizar a terra e a limpar o nosso ecossistema”, disse.
A palestra contou com a participação professores, alunos da Escola Básica 3 de Fevereiro e comunidades em geral. (Manuel Gado).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.