A Polícia da República de Moçambique (PRM) no distrito de Dondo, em Sofala apreendeu duas pontas de marfim prestes a serem vendidas para cidadãos nacionais. Em conexão com o caso, um jovem encontra-se detido.
As duas pontas de marfim somando 20 kg foram apreendidas na última terça-feira numa mata, aguardando pelo fecho do negócio, na localidade de Mútua, em Dondo.
O suspeito nega a sua participação directa no crime, afirmando ter actuado apenas como intermediário e que receberia uma comissão de aproximadamente 5 mil meticais, correspondente a 1 kg do produto. Portanto, o produto seria vendido a mais de 100 mil meticais.
Segundo o porta-voz da PRM em Sofala, Honório Chimbo, o indivíduo é acusado de posse ilegal de espécies proibidas, neste caso pontas de marfim. “A polícia desencadeou acções que culminaram na neutralização do mesmo”.
Ele é confesso e alega ter recebido as pontas de marfim de um amigo que tinha como destino a venda”.
Para Chimbo, mais do que a detenção deste indivíduo, pretende reforçar que a província de Sofala não seja o corredor de tráfico de espécies proibidas. “Aquele que tentar terá o mesmo destino”. (Narcísio Cantanha).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.