O distrito do Dondo, em Sofala, prevê alcançar uma produção estimada em 87 mil toneladas de hortícolas na 2ª época agrícola, superando a meta planificada em 70 mil toneladas, na presente campanha agrícola 2024/2025.
A informação foi avançada durante a visita aos campos agrícolas que tinha como objectivo auscultar às principais preocupações dos agricultores, relacionadas com o apoio ao escoamento da produção entre outras necessidades.
O Serviço Distrital de Actividades Económicas (SDAE) avaliou o aumento de 17 mil toneladas de diversas hortícolas.
“A fasquia é de 70 mil toneladas, mas o que nos mostram os campos nesta altura penso que iremos ultrapassar até ao final da campanha que agora vamos fechar, dando uma perspectiva de atingir perto de 87 mil toneladas de hortícolas”, disse o representante do director do SDAE, Miguel Rebeca, em Dondo.
Dondo entregou cerca de 135 quilogramas de sementes diversas a produtores localizados nas zonas de Samora Machel e Vale de Mútua Bloco-12 e de outras áreas de grande potencial produtivo onde estão concentrados pequenos produtores e associações agrícolas.
“Essa semente chegou aos produtores, dai que há essa reacção que nós estamos a observar neste momento de produção de horticultura”, avaliou Miguel Rebeca.
O destaque de sementes vai para tomate, cebola, repolho, alface e couve entregues. Uma parte dos produtos será para o consumo familiar e outra para abastecimento dos mercados urbanos.
O balanço do primeiro semestre de 2025 revela ainda que, para além da horticultura, o distrito registou 21 mil toneladas de cereais, reforçando a contribuição de Dondo para a segurança alimentar e o fortalecimento da economia agrícola da província de Sofala.
O posto administrativo de Savane e localidade de Chinamacondo são pontos que registaram a fraca produção de cereais em Dondo. (Narcísio Cantanha).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.