Os povoados de Mussatue e Nhamigonha na localidade de Mútua, no distrito de Dondo, província de Sofala, contam desde há uma semana, com uma nova ponteca de travessia, entregue pelo governo distrital.
Há vários anos que as comunidades de Mussatue e Nhamigonha aguardavam pela ponte para facilitar a mobilidade de pessoas e bens, bem como o acesso a serviços sociais básicos antes separados pelas duas margens.
Durante a entrega da ponte, o administrador de Dondo, Adamo Ossumane, destacou a importância da obra para a melhoria das condições de vida da população.
“Esta ponte representa não apenas uma via de ligação, mas também uma oportunidade de desenvolvimento para as comunidades de Mussatue e Nhamigonha. Com ela, será mais fácil escoar a produção agrícola e garantir que os serviços de saúde e educação cheguem a todos sem interrupções”.
Esta construção de dois meses é o resultado de uma colaboração entre o Governo e um agente económico que explora a área, além do envolvimento activo da comunidade.
“É um ganho enorme, especialmente para as crianças, pois a escola fica na outra margem, e durante a época chuvosa era impossível atravessar”. Mesmo as mães tinham dificuldades para cuidar das machambas nas duas partes da comunidade.
As duas comunidades ainda precisam de salas anexas, escola, centro de saúde e acesso à água potável. São obrigações do Governo.
A comunidade de Mussatue 1 tem 25 famílias, enquanto a margem de Nhamigonha além de 52 famílias, existe outra comunidade, Mutondidzi com 30 famílias. Portanto, 107 famílias estavam isoladas. (Narcísio Cantanha).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.