“Conservação não se faz de barriga vazia” – Director do SPA Sofala

De barriga vazia não se faz a Conservação dos recursos naturais. É uma chamada de atenção do Serviço Provincial do Ambiente, através do seu novo director. Maquias dos Santos Cornélio Miguel Chiutano falou na Reunião do Comité de Pilotagem do Programa de Desenvolvimento de Meios de Vida Sustentáveis para Comunidades da Zona de Desenvolvimento Sustentável Sustainable Livelihoods Development Program (SLDP) do Parque Nacional da Gorongosa (PNG), na última quinta-feira.

Em três dias consecutivos, o PNG, Resilience e Right To Play como implementadores do SLDP, juntaram administradores, directores, líderes comunitários e presidentes dos Comités de Gestão de Recursos Naturais dos seis distritos, representantes da Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), director provincial do Meio Ambiente, representante do director provincial de Agricultura e doadores como a Embaixada do Reino dos Países Baixos em Moçambique, tornando um comité de pilotagem para em loco avaliarem os impactos comunitários e discutirem mecanismos de sucesso do Programa.

Depois de visitas de campo, onde os convidados viram os resultados do SLDP nas comunidades de Nhauranga, Madzimachena, Tambarara e Matacanamachawa, do interior do distrito de Gorongosa, avaliaram positivamente o Programa para continuar nos próximos anos.

O Comité de Pilotagem (CP) é responsável pela supervisão e orientação estratégica à UGP e garante a integração com políticas e prioridades nacionais mais amplas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano.

Foi neste contexto que o novo director do Serviço Provincial do Ambiente chamou atenção na sua intervenção.

A comunicação foi feita no “coração” da Gorongosa “Chitengo”, mas a mensagem é direccionada às iniciativas de Conservação em Moçambique para a necessidade de também olharem para o desenvolvimento humano, envolvendo e impactando a vida das comunidades.

Na ocasião, Maquias dos Santos Cornélio Miguel Chiutano disse que “a Conservação dos recursos naturais não se faz de barriga vazia. Para dizer que se as comunidades clamarem de fome e [falta] de bem-estar, nada de gestão sustentável e participativa dos recursos naturais irá acontecer”.

Maquias dos Santos Miguel Cornélio Chiutano que era chefe do Departamento de Florestas e Plantações Agro-florestais nos Serviços Provinciais do Ambiente de Manica, substitui Ermelinda Xavier Maquenze como director Provincial em Sofala.

Em cinco anos, (2022 -2027), o SLDP centra-se na melhoria das condições socioeconómicas das comunidades da Zona de Desenvolvimento Sustentável, aplicando um financiamento de 20 milhões de Euros (cerca de 1.280.000.000 de meticais). O plano é abranger 45.000 beneficiários directos, dos quais 15.000 Produtores do Sector Familiar e 30.000 membros das comunidades alcançadas pelas campanhas de sensibilização em matérias de nutrição e Água, Saneamento e Higiene, Water Sanitation and Hygiene (WASH). (Muamine Benjamim).

 


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading