Seis moçambicanos de entre 17 e 49 anos estão detidos no distrito de Búzi, província de Sofala, acusados de furto de bens.
A detenção ocorreu no dia 10 de outubro do ano em curso, no bairro da Companhia de Búzi, depois de uma investigação resultante de queixas apresentadas pelas vítimas de agosto a setembro.
Durante as detenções, igualmente foram apreendidos diversos bens, entre os quais três telemóveis, dois televisores plasma e dois aparelhos de som.
Alguns bens foram recuperados na cidade da Beira, capital de Sofala, tinham sido vendidos no bairro de Macurrungo.
“Eu comprei o telefone, mas não sabia que era roubado. Comprei com o Paulo, por isso é que estou aqui”, disse um dos detidos, negando o seu envolvimento neste tipo de crime.
O porta-voz do Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) em Sofala, Alfeu Sitoe, explicou que as diligências realizadas culminaram com a detenção dos seis indivíduos e a apreensão de vários electrodomésticos, entre os quais um aparelho de som, três telemóveis das marcas Samsung, Redmi e Infinix, bem como dois televisores plasma.
“Conseguimos recuperar dois computadores portáteis, das marcas HP e Acer, além de mais dois telemóveis — um da marca Redmi e outro Samsung”, totalizando cinco telemóveis recuperados.
As autoridades garantem que as investigações continuam para identificar e responsabilizar outros possíveis envolvidos na rede de furtos.
“Queremos apelar à população para reforçar as medidas de segurança nas suas residências, certificando-se de que portas e janelas estejam bem trancadas durante a noite”.
O SERNIC apela vigilância popular e denúncia de qualquer acto suspeito. (Narcísio Cantanha).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.