Parque Nacional da Gorongosa vai dar quase 10 toneladas de sementes na Campanha 2025/2026 em Muanza

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) vai continuar a apoiar as comunidades da sua Zona de Desenvolvimento Sustentável. Para a Campanha 2024/2025, o sector de agricultura vai alocar quase 10 toneladas de sementes diversas para apoiar os agricultores.

O coordenador do sector de agricultura do PNG no distrito de Muanza, Massaremba Eugénio, explicou que na Campanha 2024/2025, o Parque alocou-se 8.2 toneladas de sementes (6.05 Ton de milho; 2.11 Ton de gergelim e 3.32 Kg de hortícolas), beneficiando cerca de 1.210 produtores. Para a campanha 2025/2026, será alocada 4.55 Ton de milho; 3.57 Ton de feijão vulgar e 1.5 Ton de gergelim, quase 10 toneladas.

Em Muanza, o PNG apoia as comunidades através de agricultura de conservação; boas práticas agrícolas, preparação do solo, técnica de irrigação, colheita e pós-colheita, comercialização e gestão financeira.

Em Muanza, “680 produtores registrados beneficiaram de treinamentos, tais como, agricultura de conservação, boas práticas agrícolas, preparação do solo, técnica de irrigação, colheita e pós colheita, comercialização e gestão financeira”.

No próximo ano, a Gorongosa continuará com a introdução de sementes melhoradas e campos-modelo, contribuindo para maiores colheitas de milho, feijão, gergelim e hortícolas a venda de excedentes agrícolas (sobretudo hortícolas e gergelim) permitiu o aumento do rendimento familiar e também participação de mulheres e jovens em grupos de produtores reforçou o empoderamento comunitário, disse o coordenador de Maringué.

Como próximos passos, o PNG vai registar 675 novos beneficiários e medir polígonos, assistência técnica aos produtores, treinar novos produtores em agricultura orientada para o mercado, realizar o co-financiamento, preparar e monitorar os novos 20 campos modelos onde os produtores aprendem boas práticas agrícolas, continuar a monitorar a pulverização dos cajueiros, realizar a compra da castanha de cajú nas comunidades e abertura de 35 hectares no central Farm-Semacueza com uma área prevista de 200 hectares.

O coordenador do PNG no sector de Agricultura em Muanza falou durante a reunião de planificação que decorreu na última terça-feira, envolvendo o Governo distrital e parceiros locais.

Nos seis distritos considerados Zonas de Desenvolvimento Sustentável do PNG, o Parque, através do sector da agricultura, promove práticas agrícolas sustentáveis; garante o acesso a insumos melhorados e incentiva a diversificação de culturas; fortalece cadeias de valor de hortaliças (repolho, tomate, cebola, couve, cenoura, feijão verde e alface) e culturas de rendimento (milho, gergelim e feijão boer); fortalece as cadeias de valor de caju e de piripiri. Essas iniciativas contribuem para segurança alimentar e geração de renda, impactando na melhoria das condições de vida das comunidades. (João Cipriano).


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading