O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) vai continuar a apoiar as comunidades da sua Zona de Desenvolvimento Sustentável. Para a Campanha 2024/2025, o sector de agricultura vai alocar quase 10 toneladas de sementes diversas para apoiar os agricultores.
O coordenador do sector de agricultura do PNG no distrito de Muanza, Massaremba Eugénio, explicou que na Campanha 2024/2025, o Parque alocou-se 8.2 toneladas de sementes (6.05 Ton de milho; 2.11 Ton de gergelim e 3.32 Kg de hortícolas), beneficiando cerca de 1.210 produtores. Para a campanha 2025/2026, será alocada 4.55 Ton de milho; 3.57 Ton de feijão vulgar e 1.5 Ton de gergelim, quase 10 toneladas.
Em Muanza, o PNG apoia as comunidades através de agricultura de conservação; boas práticas agrícolas, preparação do solo, técnica de irrigação, colheita e pós-colheita, comercialização e gestão financeira.
Em Muanza, “680 produtores registrados beneficiaram de treinamentos, tais como, agricultura de conservação, boas práticas agrícolas, preparação do solo, técnica de irrigação, colheita e pós colheita, comercialização e gestão financeira”.
No próximo ano, a Gorongosa continuará com a introdução de sementes melhoradas e campos-modelo, contribuindo para maiores colheitas de milho, feijão, gergelim e hortícolas a venda de excedentes agrícolas (sobretudo hortícolas e gergelim) permitiu o aumento do rendimento familiar e também participação de mulheres e jovens em grupos de produtores reforçou o empoderamento comunitário, disse o coordenador de Maringué.
Como próximos passos, o PNG vai registar 675 novos beneficiários e medir polígonos, assistência técnica aos produtores, treinar novos produtores em agricultura orientada para o mercado, realizar o co-financiamento, preparar e monitorar os novos 20 campos modelos onde os produtores aprendem boas práticas agrícolas, continuar a monitorar a pulverização dos cajueiros, realizar a compra da castanha de cajú nas comunidades e abertura de 35 hectares no central Farm-Semacueza com uma área prevista de 200 hectares.
O coordenador do PNG no sector de Agricultura em Muanza falou durante a reunião de planificação que decorreu na última terça-feira, envolvendo o Governo distrital e parceiros locais.
Nos seis distritos considerados Zonas de Desenvolvimento Sustentável do PNG, o Parque, através do sector da agricultura, promove práticas agrícolas sustentáveis; garante o acesso a insumos melhorados e incentiva a diversificação de culturas; fortalece cadeias de valor de hortaliças (repolho, tomate, cebola, couve, cenoura, feijão verde e alface) e culturas de rendimento (milho, gergelim e feijão boer); fortalece as cadeias de valor de caju e de piripiri. Essas iniciativas contribuem para segurança alimentar e geração de renda, impactando na melhoria das condições de vida das comunidades. (João Cipriano).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.





