O Parque Nacional da Gorongosa (PNG), através do sector da agricultura, entregou 5.490 kgs de milho e gergelim para 915 agricultores das diversas comunidades no distrito de Muanza, na última quinta-feira. Este apoio atempado faz parte dos 1.350 beneficiários por assistir.
Na ocasião, o coordenador distrital do sector de agricultura do PNG em Muanza, Massaremba Eugénio, desafiou aos agricultores beneficiários das sementes a criarem impacto nas suas vidas pela produção e produtividade, uma iniciativa apoiada pela Embaixada do Reino dos Países Baixos, em Moçambique.
Os 915 produtores vão ter benefício directo da semente e espera-se atingir 1.350 beneficiários, incluindo assistência técnica em treino de boas práticas de produção. Explicou Massaremba Eugénio.
“Apelamos a todos os beneficiários para fazerem bom uso da semente. É uma semente certificada com bom poder germinativo com uma boa potencialidade”.
Massaremba Eugénio apelou a não usar a semente para objectivos que não motivaram a entrega. “Esperamos pela boa produção” [considerando que] é uma semente que pode atingir seis toneladas, associada à semente de qualidade, e as boas práticas que vão ser transmitidas a partir dos extensionistas”.
“Esperamos que eles [beneficiários] possam alcançar bons resultados e dessa forma contribuir para o combate da fome e desnutrição no nosso distrito [de Muanza] ”.
Esta distribuição de semente abrange todas as comunidades da Zona de Desenvolvimento Sustentável do PNG no distrito de Muanza, nomeadamente, Muanza-sede, Mussapassua e em algumas comunidades da localidade de Nhansato.
Gina Jone Camelo lembrou o passado: “Estávamos à procura de sementes. Sabemos que estamos na época chuvosa, momento da sementeira e assim vamos semear com toda a vontade, sabendo que fomos dados antecipadamente o que não acontecia antes”. [Com isso], “em nome de agricultores de Muanza, estamos agradecidos”.
Camelo chamou atenção dos outros beneficiários da semente para fazerem o bom uso para que no próximo ano o apoio seja direccionado a outras pessoas necessitadas.
“Estou muito feliz com Parque que nos deu a semente. É um passo para nós da comunidade porque sabemos que outros [agricultores] fizeram machambas, mas não têm sementes suficientes. Fizeram muito bem entregar semente no momento certo, queremos que continuem a fazer isso”, descreveu o beneficiário da semente, João Francisco, residente da vila sede de Muanza.
“Encorajar aos outros produtores que vamos usar a semente consoante as orientações dos extensionistas”, para garantir a produção e produtividade, lembrou o beneficiário de 5 kg de sementes de milho e 1 kg de sementes de gergelim.
A invasão de animais aos campos de produção agrícola continua a ser uma preocupação das comunidades de Muanza.
Contudo, cada um dos 915 agricultores recebeu 5 kgs de sementes de milho e 1 kg de sementes de gergelim para a época sequeira. E ciclicamente, os mesmos beneficiários vão receber sementes de hortícolas, incluindo a assistência, desde a preparação do solo até a pós-colheita. (João Cipriano).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.





