O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) juntou recentemente, os representantes do Ministério da Saúde (MISAU), do Instituto Nacional da Saúde (INS), da Direcção Provincial da Saúde, directores dos Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social (SDSMAS) dos seis distritos (Cheringoma, Nhamatanda, Dondo, Maringué, Muanza e Gorongosa), Agentes Polivalentes Elementares de Cheringoma (APEs), mães modelos de Cheringoma, administradora de Cheringoma e médico-chefe de Cheringoma numa reunião de apresentação de resultados do Projecto PEACE (Paz, através de acções económicas e empoderamento comunitário” implementado no distrito de Cheringoma. As intervenções do Projecto conseguiram alcançar mais de duas mil crianças rastreadas em várias doenças, com o destaque para a desnutrição e malária.
A Zona de Desenvolvimento Sustentável do PNG como outra parte de Moçambique enfrenta desafios pelo número reduzido de unidades sanitárias e longas distâncias para o acesso aos serviços essenciais; pelas desigualdades sociais impactantes no acesso aos serviços de saúde paliada a falta de transporte; e pela crescente dependência de doações externas. Portanto, o Projecto de Restauração da Gorongosa, através de vários parceiros estratégicos está a devolver a esperança às comunidades com iniciativas de impacto comunitário, tornando os beneficiários actores na solução das preocupações locais. É onde se encaixa o Projecto PEACE.
O Projecto PEACE está a ser implementado numa fase piloto no distrito de Cheringoma. A partir de 2026, vai abranger os restantes cinco distritos da zona de Desenvolvimento Sustentável do PNG com iniciativas focadas na nutrição, saúde sexual e reprodutiva, empoderamento da rapariga e da mulher e de educação. “A nossa expectativa é que seja uma expansão responsável”, disse a directora provincial da Saúde, Graciana Pita, reconhecendo o impacto das iniciativas do PNG.
No distrito de Cheringoma, o Projecto PEACE tem alterado a realidade de centenas de famílias. Graças a esta iniciativa apoiada pelo Governo do Canadá, jovens encontram acesso à escola, mulheres desenvolvem competências e poupanças, e mães recebem formação sobre nutrição e cuidados de saúde.
O Projecto foi aprovado em 2020. Entretanto, activamente, no distrito de Cheringoma, através das comunidades onde são implementadas as actividades do PNG, resume-se em “rapazes e raparigas com acesso a melhores serviços de saúde (1.969) em 2021, (1.970) em 2022, (1.994) em 2023, (2.018) em 2024 e (2.042) em 2025; raparigas e mulheres jovens com acesso à saúde e saneamento (3.630), (3.674), (3.718), (3.763) e (3.808); brigadas móveis (Catemo e Nhabaua) (4), (41), (150), (150) e (495); mães-modelo formadas anualmente (nutrição e Planeamento Familiar); (2), (13), (15), (15) e (15); APS formados em questões-chave de saúde (Catemo regulado) (10), (10), (10), (10) e (10); crianças <5 alcançadas com intervenções nutricionais (428), (433) (438), (443) e (448)”, respectivamente.

Nestas actividades envolvem líderes comunitários para partilhar experiências de como, onde e quando fazerem as brigadas móveis juntando mais residentes, além de APE, pais-modelo e mães-modelos.
O Governo do Distrito de Cheringoma, através da respectiva administradora Henriqueta do Rosário reconheceu o impacto preventivo a várias doenças pelo Projecto PEACE, mas também pede que haja mais intervenções assistenciais, considerando que o Centro de Saúde de Inhaminha não tem Bloco Operatório e capacidade para Raio X, situação que leva doentes a recorrem aos distritos vizinhos.
Cheringoma pede igualmente que as iniciativas do PNG não deixem de existir. Os participantes (membros do Governo e APEs) passaram testemunhos impactantes do que vivem em loc nas comunidades.
Já a Directora do Departamento do Desenvolvimento Humano, Elis Langa, apresentou a intenção de aumentar a parceria para a gestão do PNG em mais de 2040, provando a intenção de continuar a impactar as comunidades.
Havendo o aumento de anos de gestão do PNG, a Gorongosa vai continuar a mobilizar recursos, através de parceiros estratégicos para garantir a coexistência e desenvolvimento humano, a exemplo concreto do Projecto PEACE.
A apresentação dos resultados do Projecto PEACE incluiu a exibição de um curto vídeo descrevendo como tem sido a rotina para impactar as comunidades, envolvendo bolsas de estudo para tornar a mulher o centro das atenções. Também, antigos combatentes e respectivos familiares encontram apoio nestas iniciativas, que procuram reduzir a pobreza e consolidar a paz. Portanto, das salas de aula às explorações agrícolas, cada história representa um passo rumo a uma sociedade mais resiliente e inclusiva.
Enquanto isso, os participantes do evento de apresentação de resultados do Projecto PEACE aguardam pela oportunidade de abrangência dessas iniciativas de impacto, a partir de 2026. (Muamine Benjamim).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.







