Autoridades alertam risco de inundações nas Bacias dos Rios Búzi, Púnguè e Zambeze

Nos últimos dias, as bacias hidrográficas da região centro têm registado ocorrências de chuvas moderadas, localmente fortes a muito fortes no território nacional, causando a contínua subida dos níveis de água, com destaque para as regiões do baixo Búzi e alto Púnguè.

“Tomando em conta a situação hidrológica prevalecente e associada às previsões de ocorrência contínua de chuvas moderadas, sendo localmente fortes, para as próximas 48 horas, prevê-se subida dos níveis de água que poderá resultar em inundações localizadas, e consequentemente, impactos nas vias de acesso, infra-estruturas e campos agrícolas”, lê-se num comunicado emitido ontem, quinta-feira, pela Administração Regional de Águas do Centro (ARA-Centro, IP).

Bacia do Búzi (risco de inundações moderada a alto): província Sofala (distrito de Búzi e Chibabava), e província de Manica (distritos de Chimoio, Manica, Sussundenga, Macate e Mossurize);

Bacia do rio Púnguè (risco de inundações moderado a alto): província de Sofala (distritos de Nhamatanda e Dondo).

No caso específico de Nhamatanda, na localidade de Bebedo, desde terça-feira, as comunidades estão inundadas, colocando em risco as vidas locais e produção agrícola. Mas até as 16 horas de ontem, quinta-feira, as informações apontavam para a redução do fenómeno natural, com chuvas.

Na bacia do rio Zambeze, na região do baixo Zambeze (risco de inundações baixo a moderado): província de Tete (distritos de Mutarara), província de Sofala (distritos de Caia e Marromeu) e província da Zambézia (distritos de Luabo), Chinde e Mopeia).

Igualmente, a ARA-Centro prevê inundações urbanas com destaque para cidade de Quelimane nos bairros 7 de Abril, Coalane II A, Coalane II B, Icidua, Ivagalane, Miranzane, Inhangome, Filipe Samuel Magaia, Aeroporto, Liberdade, Chuabo Dembe, Piloto, Manhaua A, Manhaua B, Micajume A e Micajune B, e cidade da Beira, nos seguintes bairros: Mungassa, Ndunda e Vaz.

Neste momento, a Administração Regional de Águas do Centro (ARA-Centro, IP), reitera o apelo a todas as entidades públicas e privadas, às autoridades locais, aos agentes económicos e ao público, para tomada de medidas de precaução, devendo retirar-se das zonas de risco de inundação e evitar a travessia dos rios.

Igualmente, ainda o acompanhamento pontual e permanente da informação hidrológica disseminada pela ARA-Centro e outras entidades competentes através de boletins hidrológicos diários ou avisos. (Muamine Benjamim).


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading