As chuvas registadas nos últimos dias estão a aumentar os caudais dos rios, colocando em risco as comunidades vizinhas e a produção agrícola. Ontem, quinta-feira, na passagem das festividades, o distrito de Chemba registou um óbito de um jovem dos seus 22 anos, tentando atravessar o rio Mongola a noite.
O incidente ocorreu na localidade de Goê, posto administrativo de Mulima, onde o jovem morreu ao tentar atravessar o rio Mongola com forte corrente pelo aumento das águas provocadas pelas chuvas intensas.
O administrador de Chemba, Bento Conde Zeca confirmou hoje, ao “Profundus”, após a localização do corpo.
Este episódio trágico reforça as sensibilizações do Governo para a máxima precaução comunitária durante a época chuvosa.
A Administração Regional de Águas do Centro (ARA-Centro, IP) já alertou. “Tomando em conta a situação hidrológica prevalecente e associada às previsões de ocorrência contínua de chuvas moderadas, sendo localmente fortes, para as próximas 48 horas, prevê-se subida dos níveis de água que poderá resultar em inundações localizadas, e consequentemente, impactos nas vias de acesso, infra-estruturas e campos agrícolas”, lê-se num comunicado emitido ontem, quinta-feira.
O perigo também inclui a bacia do Búzi (risco de inundações moderada a alto): província Sofala (distrito de Búzi e Chibabava), e província de Manica (distritos de Chimoio, Manica, Sussundenga, Macate e Mossurize);
Bacia do rio Púnguè (risco de inundações moderado a alto): província de Sofala (distritos de Nhamatanda e Dondo).
O rio Mongola desagua no famoso Zambeze.
Na bacia do rio Zambeze, na região do baixo Zambeze (risco de inundações baixo a moderado): província de Tete (distritos de Mutarara), província de Sofala (distritos de Caia e Marromeu) e província da Zambézia (distritos de Luabo), Chinde e Mopeia).
Igualmente, a ARA-Centro prevê inundações urbanas com destaque para cidade de Quelimane nos bairros 7 de Abril, Coalane II A, Coalane II B, Icidua, Ivagalane, Miranzane, Inhangome, Filipe Samuel Magaia, Aeroporto, Liberdade, Chuabo Dembe, Piloto, Manhaua A, Manhaua B, Micajume A e Micajune B, e cidade da Beira, nos seguintes bairros: Mungassa, Ndunda e Vaz. (Rosário Phoinde).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.







