A Arquidiocese da Beira, com alegria e espírito de acção de graças, anuncia que a Santa Sé, por vontade do Papa Leão XIV, erigiu oficialmente a nova Diocese de Caia, em Sofala. Fara parte desta nova diocese a chamada zona pastoral Zambeze, mais as paróquias dos distritos de Tambara, Mutarara, Doa, Morrumbala, Mopeia, Luabo e Chinde.
“A criação da Diocese de Caia nasce de um desígnio de amor que visa fortalecer a proximidade apostólica, permitindo que o novo bispo esteja verdadeiramente presente junto ao rebanho: fiéis e sacerdotes, especialmente nas zonas situadas ao longo do rio Zambeze. E não só, ela transforma aquele rio em símbolo de comunhão e unidade eclesial para populações que partilham a mesma cultura e língua. Outrossim, promoverá uma evangelização insculturada, lançando raízes profundas na realidade local para responder com eficácia às necessidades espirituais e sociais do povo”, disse o Arcebispo da Beira, Cláudio Dalla Zuana, em comunicado.
Para a nova diocese, foi nomeado como primeiro Bispo de Caia, Dom António Manuel Bogaio Constantino, até então Bispo Auxiliar da Arquidiocese da Beira.
Esta decisão é fruto da maturidade da fé do povo daquela região e do longo caminho missionário percorrido por leigos, religiosos e clero.
A Arquidiocese da Beira, como “Igreja-Mãe” da nova Diocese, reafirma seu compromisso com a solidariedade, fraternidade e partilha para sustentar os primeiros passos da Diocese de Caia.
Que o Zambeze, agora símbolo eclesial de comunhão, “una nossas igrejas em um só coração sob a protecção de Maria, Estrela da Evangelização”. (Rosário Phoinde)
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.







