HOMENAGEM AO CIENTISTA MARC STALMANS: Gorongosa atribui bolsas de estudos para ensino superior a 48 jovens das comunidades

A Bolsa Marc Stalmans para a Ciência irá apoiar, ao longo de 16 anos, um total de 48 estudantes moçambicanos, da Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) do Parque Nacional da Gorongosa (PNG). Com início em 2026, já existem quatro candidatos admitidos, para quem as finanças deixaram de ser uma barreira para alcançar os seus sonhos.

Do outro lado, a Gorongosa, igualmente, através de parceiros mantem as bolsas de estudos para adolescentes no ensino secundário.

 

Onde começa o segredo?

O segredo está na inspiração do falecido Dr. Marc Stalmans. Esta bolsa visa apoiar e inspirar uma nova geração de cientistas comprometidos com a conservação, o rigor científico e a missão de longo prazo da Gorongosa, promovendo uma ciência ao serviço da natureza e das comunidades, e reforçando o papel do Parque como um centro de conhecimento, inovação e liderança em ciência da conservação em África.

Como forma de honrar e perpetuar o legado de excelência científica e conservação, baseado em evidência e inspiração humana, deixado pelo falecido Director de Ciência do Parque Nacional da Gorongosa, Dr. Marc Stalmans, o Projecto de Restauração da Gorongosa anuncia a criação da Bolsa Marc Stalmans para a Ciência.

“A dedicação plena do Dr. Marc Stalmans à conservação e à investigação científica marcou profundamente a vida de inúmeros colegas, estudantes e estagiários”, escreve a Gorongosa.

“A sua paixão, rigor e visão enquanto Director de Ciência do Parque Nacional da Gorongosa foram determinantes para transformar o Parque num centro de referência global na protecção da biodiversidade, inspirando gerações a seguir carreiras na ciência e na conservação”.

A criação desta bolsa anual, que leva o seu nome e se destina a apoiar estudantes moçambicanos, resulta de um esforço conjunto com a família do Dr. Marc Stalmans para perpetuar um legado que alia ciência de excelência, compromisso humano e impacto duradouro.

A Gorongosa recorda com particular significado as palavras do Dr. Marc Stalmans, que continuam a orientar a visão da Gorongosa: “Uma parte essencial do nosso trabalho é melhorar a vida das pessoas que vivem em redor do Parque porque muitos dos problemas de exploração excessiva dos recursos naturais que ameaçam a biodiversidade estão ligados à pobreza e à falta de conhecimento. O nosso foco no desenvolvimento económico e na educação das comunidades locais é um factor-chave para qualquer sucesso que tenhamos alcançado. Esperamos que o nosso modelo que integra a conservação e a sustentabilidade com o desenvolvimento socioeconómico da população possa servir de inspiração para outros países africanos.”

Anualmente, quatro jovens provenientes da Zona da ZDS do PNG, nomeadamente, Gorongosa, Nhamatanda, Maringue, Cheringoma, Dondo e Muanza, sendo finalistas do estágio no Departamento Científico, irão beneficiar de financiamento para bolsas de estudo para frequentar instituições nacionais do ensino superior.

A Bolsa Marc Stalmans para a Ciência irá apoiar, ao longo de 16 anos, um total de 48 estudantes moçambicanos. Assim, nos primeiros 4 anos não haverá graduações, seguindo-se quatro graduações por ano durante 12 anos, culminando em 48 licenciados formados, um investimento estruturante no capital humano, científico e comunitário de Moçambique.

Os financiadores desta iniciativa são a Senhora Bryn Freedman (EUA) e a Fundação Greg Carr, aos quais o “Projecto de Restauração da Gorongosa expressa o seu profundo agradecimento pela visão, generosidade e compromisso com a ciência, a educação e o futuro do país”.

O Dr. Marc Stalmans morreu aos 66 anos, no dia 30 de agosto de 2025, por causa natural dentro do PNG.

Dr. Marc Stalmans nasceu e cresceu no Congo, na África Central. Aos 15 anos, a família voltou para a Bélgica, onde terminou o ensino médio e foi para a universidade.

Depois de se formar como engenheiro florestal e completar um ano de pós-graduação em saúde e produção de animais tropicais, emigrou para a África do Sul em 1984. Desde então, trabalhou em organizações de conservação da natureza e concluiu um mestrado em Botânica e um doutoramento em Ecologia da Paisagem.

Desde 2001 trabalhava como consultor independente em conservação. Em 2006, pediram-lhe para avaliar a capacidade de carga dos herbívoros do novo santuário da Gorongosa. Isso o levou a vários outros estudos ao longo dos anos, incluindo um mapa das paisagens do Parque. No início de 2012, foi nomeado Director dos Serviços Científicos do Parque.

O papel do Dr. Marc Stalmans era de coordenar a pesquisa científica que acontece no Parque, quer pela equipa, quer pelos outros cientistas e estudantes. Os resultados destes estudos são utilizados para orientar a gestão do Parque tanto a curto como a longo prazo. Uma pequena divisão, mas interactiva com muitos outros cientistas e estudantes, de Moçambique e de outros países.

O departamento também aconselha sobre o planeamento do turismo usando informações que colectadas sobre a ecologia e a biodiversidade do Parque para aumentar o turismo, minimizando os impactos negativos sobre o meio ambiente.

Outra prioridade é documentar a tremenda biodiversidade do Parque, um esforço conduzido pelo Laboratório de Biodiversidade E.O. Wilson em Chitengo. O programa de Educação Científica, destinado a desenvolver a próxima geração de especialistas em biodiversidade e ecologistas moçambicanos, é uma das áreas prioritárias.

Tendo estado envolvido no projecto de restauração desde 2006, Dr. Marc Stalmans começou a apreciar o tremendo dinamismo na Gorongosa e no projecto de conservação. A própria natureza está a voltar de forma espantosa. O parque e a sua fauna bravia são extremamente produtivos. Gorongosa é também um Parque Nacional extraordinariamente diverso, abrangendo uma vasta gama de habitats desde os picos da Serra da Gorongosa até à bacia do Lago Urema.

Portanto, os futuros cientistas têm a missão de inspirar outras gerações e projectar a Gorongosa, através de acções de impacto nas comunidades, estrategicamente, numa fase em que o Projecto de Restauração da Gorongosa quer iniciar a construir um “Hospital escola”. Afinal, estes jovens encontram um campo preparado para não só descobertas científicas, mas também a fazer valer o legado de Dr. Marc Stalmans. (Muamine Benjamim).


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading