Um acidente de viação registado ontem, sexta-feira, matou uma pessoa e feriu outras 21 na Estrada Nacional Número Seis (EN6), no troço entre Mútua e Bloco 12, no trajecto Beira – Inchope, ainda no distrito do Dondo, província de Sofala.
A viatura “Quantum” capotou várias vezes após rebentar um dos pneus, quando circulava em excesso de velocidade, fazendo-lhe perder o controlo. No local, uma pessoa perdeu a vida devido à gravidade dos ferimentos.
Dos 21 ocupantes, cinco sofreram ferimentos ligeiros e receberam atendimento no Hospital Rural do Dondo. As restantes vítimas foram transferidas para o Hospital Central da Beira, capital de Sofala, para cuidados médicos intensivos.
O sinistro aconteceu quando o veículo, de transporte semicolectivo, seguia em alta velocidade, contou uma das vítimas com ferimentos ligeiros, Oleria David.
“Eu subi na balança, ia para Tica. Depois de chegarmos à Mutua, o motorista parou e levou três passageiros. A velocidade era muito alta. Passámos Tica e, já no Bloco 12, o pneu rebentou. Não vi mais nada, o carro começou a virar. Quando o cobrador abriu a porta, agarrei a camisa dele até o carro capotar na vala”, contou visivelmente abalada.
O director do Serviço Distrital de Saúde, Mulher e Acção Social do Dondo, Azarias Manhenje, confirmou a entrada de 21 vítimas no Centro de Saúde do Dondo.
“Entre os feridos, temos duas crianças, dez mulheres e nove homens. [Deste número] transferimos 16 para o Hospital Central da Beira, devido à gravidade dos ferimentos, e cinco com ferimentos ligeiros já receberam alta”, explicou Azarias Manhenje.
O responsável acrescentou que uma das crianças transferidas está em estado grave e outra apresenta suspeitas de fractura.
“Como não dispomos de aparelho de raio-x, entre outros serviços especializados, transferimos sempre os casos mais graves para o Hospital Central da Beira. Dos feridos graves, nenhum apresenta necessidade de amputação, embora existam fracturas expostas. Tivemos ainda um óbito extra-hospitalar, um homem que perdeu a vida no local do acidente”, esclareceu.
Manhenje apelou aos motoristas para uma condução prudente e defensiva, de modo a evitar mortes. (Narcísio Cantanha).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.