Comunicar para Mudança

Água da Gorongosa: Uma solução para comunidade de Muerera

 

São cerca de 120 famílias que brevemente vão deixar de consumir água imprópria do poço, passando a usar água disponibilizada pelo Parque Nacional da Gorongosa, através da construção de um fontanário na comunidade na comunidade de Muerera, distrito de Maringué, em Sofala.

O distrito de Maringué enfrenta sérias dificuldades no acesso à água. As famílias chegam a percorrer longas distâncias, chegando a abrir covas para ter o precioso líquido.

O “Profundus” testemunhou as obras conclusivas de construção de uma fonte de água para beneficiar 120 famílias que sofrem pela procura do precioso líquido em Muerera. De sonho passará para a realidade.

Com a fonte de água construída pelo Parque Nacional da Gorongosa, a comunidade de Muerera vai deixar de percorrer 30 quilómetros à procura do precioso líquido, em Maringué. E estando perto da escola vai impulsionar as actividades curriculares, além de garantir a higiene das crianças.

“Estamos satisfeitos porque as nossas crianças têm motivos para andarem limpas; e os nossos projectos serão realizados porque para o programa de hortícolas que desenhamos só funciona com água; faremos o bom uso da água”, descreveu o director da Escola Primária 25 de Outubro de Muerera, João Gurucuaro.

O director da EPC 25 de Outubro de Muerera detalhou os benefícios para a comunidade através da Gorongosa. “O Parque tem nos agraciado com vários programas como Clube de Raparigas, Clube de Professores, Clube de Protecção da Criança, e brevemente, teremos a conclusão das obras de construção de seis salas de aulas.  Não encontramos palavras suficientes para descrever os efeitos do Parque”.

Já a presidente do Comité de gestão da fonte de água na comunidade de Muerera, Fazminha Boisse, congratula o Parque Nacional da Gorongosa pela iniciativa, descrevendo “a comunidade que sempre foi vítima de doenças de origem hídrica por consumir água imprópria, partilhando com animais”.

“Nunca imaginei que a minha comunidade tivesse oportunidade de beber água potável, mas pela visão do Parque graças a Deus passaremos a ter água própria para o consumo, por isso,” reiteramos o nosso compromisso de cuidar e fazer o uso devido, até porque já existem pessoas capacitadas na matéria de gestão da fonte de água para garantir a sua durabilidade”, garantiu o líder do segundo escalão da Comunidade de Muerera, Brizito Salacuchepa.

O grupo de gestão do precioso líquido já foi capacitado pela Gorongosa.

Muerera já tem a única fonte de água. (Eugénio Becha – Maringué).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades