Comunicar para Mudança

Autoridades de Nhamatanda confirmam casos de cólera

O administrador de Nhamatanda, Adamo Ossumane já confirmou que o distrito registou casos de cólera.

Nos últimos dias, “registamos dois ou três casos de Matenga e Chiadeia e não tivemos casos novos”, disse na quarta-feira (21.02), Adamo Ossumane.

O administrador de Nhamatanda respondeu a jornalistas durante o balanço de visita a localidade de Macorococho que está a projectar-se ao “desenvolvimento”, depois do fim de Mariano Nhongo que teria destruído uma residência da chefe de posto, secretaria administrativa local, residências de enfermeiros e respectivo Centro de Saúde e Escola Primária Completa, em 2020. E no ano passado foi construída a secretaria e nomeada a nova chefe daquele ponto a sudeste do distrito.

Contudo, a actualização diária do Ministério da Saúde (MISAU) indica casos de cólera notificados desde 01/10/2023 até as 07H00 do dia 19 de fevereiro de 2024 nos distritos activos. Nisto, Nhamatanda teve de 18 a 19 de Fevereiro (últimas 24 horas), três internamentos, dois ambulatórios, cinco casos e duas altas. E esses três foram os únicos naquele período em Sofala.

No histórico da cólera no distrito desde outubro passado, o documento indica que Nhamatanda somou oito internamentos, 73 ambulatórios, 81 casos, 78 altas e três actualmente internados.

Em Sofala, de outubro passado a 19 de fevereiro, Maringué somou (607) casos, Caia (423), Cheringoma (88), Muanza (14), Chemba (52), Buzi (6), mas estes dois primeiros distritos tiveram dois óbitos, um para cada. (Muamine Benjamim/Profundus PDF).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades