O Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) deteve na cidade da Beira, um jovem de 24 anos, em flagrante delito com 483 gramas de Cannabis Sativa, vulgo “suruma”, na cidade da Beira, na região centro de Moçambique.
É “suruma” proveniente da Suazi.
“Fui encontrado na posse de Cannabis Sativa. Eu estava em casa quando fui aprendido, uso para o consumo e adquiro nas ruas por via de contacto” é um dos trechos declarantes do jovem detido na última quinta-feira, dia 2 de outubro.
O porta-voz do SERNIC em Sofala, Alfeu Sitoe, confirmou que a detenção ocorreu na residência do jovem, onde foram igualmente apreendidos os cigarros, outros produtos processados para a venda, além de dinheiro.
“O indiciado confessa ser consumidor e vendedor. Compra a 8 mil e depois de vender, tem lucro de 4 mil ou por outra o valor total dá 12 mil meticais o que lhe faz ter esse lucro. Cada cigarro custava 50 mts”. É uma actividade ilícita e condenável pela legislação moçambicana.
O SERNIC continuará a trabalhar para travar o consumo e venda de drogas na província.
“Queremos apelar à população para colaborar com as autoridades, denunciando todo e qualquer envolvimento em práticas de venda e consumo de drogas”, destacando que muitos jovens têm perdido o futuro por causa destas substâncias.
O caso foi encaminhado às instâncias competentes para a responsabilização criminal. (Narcísio Cantanha).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.