A condução nocturna tem sido um grande desafio tanto para estrangeiros como para nacionais, sobretudo na Estrada Nacional Número Seis (EN6), no distrito do Dondo, província de Sofala. O sinistro foi registado às 21 horas, momento em que a via encontrava-se sem iluminação pública devido às avarias de alguns candeeiros da Beira -Dondo.
Desta vez, o cenário repetiu-se na última segunda-feira (9) quando um camião que transportava contentor capotou ao tentar esquivar-se de uma colisão com um moto-taxista no cruzamento próximo à fábrica de Mozalite, no terminal de passageiros.
O acidente envolveu um condutor de nacionalidade zambiana de 33 anos, fazendo o sentido Beira e Inchope.
No cruzamento de Mozalite, uma motorizada surgiu inesperadamente na via e cortou a prioridade do camião, para evitar o embate o condutor não conseguiu controlar o volante subiu no separador de estrada em sentido contrário, acabando por colidir com a traseira (trela) de outro camião que seguia Nhamatanda–Beira.
No impacto, o condutor zambiano perdeu o controlo do veículo, que acabou por capotar numa vala. Apesar da gravidade do acidente do veículo, o motorista saiu ileso.
“O acidente aconteceu quando eu tentei evitar bater numa motorizada. Era num cruzamento, ao tentar evitar o outro condutor, acabei por perder o controlo. Quando surgiu o outro motorista, foi aí que perdi o controlo do veículo. Não sei como fui parar ao outro condutor”, reafirmou Richard Miove abalado.
Sob cuidados, no centro de saúde do Dondo durante a avaliação médica sobre possíveis ferimentos, assim como a resposta dos impactos no incidente.
” Eram 21 horas, o motorista perdeu a direcção, quando curvou, caiu na vala de drenagem após um moto-taxista cortar prioridade ao ponto de colidir com outro camião”, disse uma testemunha no local.
O paciente foi observado e submetido a exames físicos. Encontra-se em estado moderado, sem sinais de fractura nem trauma, apresentando apenas ferimentos na região da pálpebra. O seu estado é estável e poderá ter alta ainda esta noite”, afirmou o técnico de urgência no Centro de Saúde do Dondo, Salomão Júlio.
A Polícia da República de Moçambique (PRM) e a Polícia de Trânsito (PT), no distrito do Dondo, dirigiram-se ao local para assegurar a circulação normal de viaturas e bens. (Narcísio Cantanha).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.







