Chegada da Aman a Karingani e Pomene marca nova era para o turismo de luxo em Moçambique

A Aman, marca líder mundial em hotelaria e estilo de vida, marca a sua estreia em Moçambique através de uma parceria inovadora com a Impact Preservation Partners (IPP), na Karingani Game Reserve e na Reserva Nacional de Pomene. Fiel ao espírito pioneiro da Aman, dois resorts únicos serão erguidos na Karingani Game Reserve e na proposta Reserva Nacional de Pomene, visando redefinir o turismo de alto nível em Moçambique, consolidando o país como um destino de turismo de luxo.

A Karingani Game Reserve, que se estende por 150.000 hectares e partilha 84 quilómetros de fronteira com o icónico Parque Nacional do Kruger, oferece um ecossistema diverso e de grande valor. A dimensão única deste ambiente permite que Karingani rivalize com alguns dos destinos de safári mais célebres de África.

A Reserva tem desempenhado um papel crucial na reabilitação ambiental, protecção, conservação da vida selvagem e desenvolvimento de infraestruturas comunitárias essenciais, tendo levado mais de 400 pessoas das comunidades vizinhas ao emprego e à criação de serviços básicos como abastecimento de água, energia, telecomunicações e transportes.

Estes êxitos estabeleceram as bases para que a Impact Preservation Partners e a Aman pudessem alargar o seu interesse pelo turismo baseado na natureza. A Reserva de Pomene, uma proposta de parceria público-privada, a ser regida por um acordo de co-gestão com a ANAC, abrange 695.000 hectares de ambiente marinho e terrestre. Os 97.000 hectares de terreno terrestre incluem zonas húmidas costeiras preservadas, florestas indígenas, mangais e habitats estuarinos, todos destinados a acolher um hotel Aman único no seu género.

Representando um passo autêntico para a marca, ambos os resorts irão promover o ecoturismo, contribuindo de forma significativa para o plano global de investimento combinado na Karingani e na proposta Reserva de Pomene, elevando a nação a uma posição de destaque como destino global de turismo de luxo.

Espera-se que os resorts criem mais de 600 empregos diretos e 4.800 empregos indirectos, tendo um impacto substancial na economia local e nacional.

Além disso, o efeito transformador deste projeto já se faz sentir, com um programa de formação de 46 membros das comunidades locais de Karingani na South African College for Tourism. As comunidades circundantes à Karingani já beneficiam das infraestruturas recentemente estabelecidas. Este amplo plano de investimento monumental foi possível graças ao inabalável apoio do Governo de Moçambique, que tem promovido activamente políticas de proteção ambiental e conservação da vida selvagem, tornando estas reservas destinos de referência para investimentos em turismo de natureza de baixo impacto e elevado valor, sob a gestão da Reserva de Fauna de Karingani e da Reserva Marinha de Pomene.

Com a chegada da Aman a Moçambique, particularmente a Karingani, será a segunda localização da AMAN em África, após Amanjena, localizada na cidade de Marraquexe, em Marrocos, protegida pela UNESCO, a nação está destinada a tornar-se num destino global de turismo de luxo. Com a esplêndida beleza natural do país, a diversidade e dimensão destes locais, e o reconhecido compromisso da Aman com a excelência, Moçambique está preparado para se tornar no destino preferido de viajantes exigentes. Mais detalhes sobre os resorts serão divulgados oportunamente.

A Karingani Game Reserve (KGR) está situada no sul de Moçambique e partilha limites com o Parque Nacional do Limpopo (PNL) e com o Parque Nacional Kruger da África do Sul (KNP). A Karingani Game Reserve (KGR) é uma reserva reconhecida como uma importante área de conservação ambiental para protecção da história e das espécies de mamíferos terrestres, empenhada em promover o turismo, a conservação, o desenvolvimento socioeconómico e em fomentar relações sólidas com a comunidade.

Actualmente, a KGR emprega acima de 423 pessoas, sendo 86.29% provenientes das comunidades vizinhas a Reserva nas províncias de Maputo e Gaza, onde está́ localizada, 11.11% Moçambicanos provenientes de outras províncias e os restantes 2.26% dos trabalhadores são de nacionalidade estrangeira. Karingani, que significa “contar estórias” em changana, refere-se a uma prática tradicional do povo local da região da reserva. A iniciativa Karingani é mais do que uma simples narrativa; ela evolui continuamente e é inspirada no espírito do respeitado contador de histórias que preserva tradições antigas. Este costume faz parte da cultura moçambicana, sendo valorizado e respeitado pelo projecto. A iniciativa combina essa rica herança cultural com a modernidade da África contemporânea, criando um ambiente inovador para o desenvolvimento do projecto.

A Reserva Nacional de Pomene é dotada de uma biodiversidade excepcional, que abrange uma combinação única de ambientes marinhos e terrestres. A reserva está localizada na costa sudeste de Moçambique, na província de Inhambane. O limite norte da reserva encontra-se aproximadamente 25 km a sudeste da vila de Vilanculos, ao sul do globalmente importante Arquipélago do Bazaruto, onde partilha a fronteira com o Parque Nacional do Bazaruto.

A Reserva Marinha de Pomene é o lar de uma vasta gama de espécies marinhas e, em particular, de megafauna marinha icónica, como tubarões-baleia, raias-manta, baleias-jubarte migratórias, cinco das sete espécies de tartarugas marinhas do mundo e uma das maiores populações remanescentes de dugongos no Oceano Índico Ocidental.

A Aman foi fundada em 1988 com a visão de construir uma coleção de retiros íntimos, oferecendo a hospitalidade discreta e calorosa de uma casa privada elegante. O primeiro hotel, Amanpuri (lugar de paz), em Phuket, Tailândia, introduziu o conceito e, desde então, a Aman expandiu-se para 35 hotéis, resorts e residências de marca, combinando serenidade e sofisticação, desde ambientes urbanos a locais remotos, em 20 destinos globais. A Aman possui um sólido portfólio de projetos futuros em construção.

Nos últimos anos, o Grupo Aman expandiu o seu estilo de vida para além dos limites dos seus refúgios, incluindo Aman Skincare (2018), linha de suplementos SVA (2020), Aman Fine Fragrance (2020), coleção prêt-à-porter The Essentials by Aman (2021), linha de cuidados de pele de alto desempenho Aman Essential Skin (2023) e Aman Interiors (2023), oferecendo mobiliário personalizado inspirado no mundo Aman.

Com a inovação como pilar da filosofia da marca, em 2020 a Aman lançou uma nova marca hoteleira, Janu – que significa “alma” em sânscrito. Janu oferece uma abordagem única à hospitalidade, em que a interação humana genuína, a expressão lúdica e o bem-estar social estão no centro da experiência. Janu visa equilibrar mente e coração e reacender a alma. Em março de 2024, abriu o primeiro hotel Janu, o Janu Tokyo, e vários outros hotéis Janu estão já em construção.


Discover more from Jornal Profundus

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Discover more from Jornal Profundus

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading