O administrador do distrito de Chemba, na província de Sofala, Bento Conde Zeca, garantiu durante um comício popular no povoado de Nhadula, que o governo local está a trabalhar para expandir a rede de energia eléctrica nacional até aquela comunidade.
Para o administrador de Chemba, Bento Conde, a electrificação rural é uma prioridade para o executivo distrital, por ser um factor essencial para o desenvolvimento social e económico, impactando positivamente áreas como a educação, a saúde, a segurança e o empreendedorismo local.
Falando na passada quarta-feira (03.09), em resposta ao pedido da população, Zeca afirmou que o projecto encontra-se na fase de planificação técnica, envolvendo a empresa Electricidade de Moçambique (EDM) e outros parceiros. Com isso, o administrador apelou à colaboração da população para o sucesso da iniciativa.
Nhadula tem energia apenas na escola e pelo corredor da Estrada Nacional Número 283 que conecta o distrito de Caia (Sofala) -Tambara (Manica). Sem tempo previsto para a luz chegar às residências, a população espera que as promessas não fiquem apenas nas palavras.
Além do pedido de energia, os residentes de Nhadula aproveitaram o momento para apresentar outras preocupações que afectam o bem-estar da comunidade. Entre elas destacam-se a falta de um centro de saúde e escassez de fontes de água potável.
Igualmente, a comunidade pediu a manutenção das vias de acesso conectando as províncias de Sofala e Manica, passando pelo distrito de Caia, Chemba até Tambara. (Rosário Ntepa).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.