Comunicar para Mudança

Chemba: Já mataram dois crocodilos “problemáticos”

Por volta das 15 horas de ontem segunda-feira, uma hora depois da reportagem do Profundus Online, uma equipa multissectorial fez-se ao vale Zambeze, ali próximo às comunidades do distrito de Chemba, local habitual de ataques de crocodilos.

Nas bermas do rio Zambeze, os representantes do Governo, a população de Chemba e imprensa estiveram diante dos quatro malauianos a tentarem capturar os supostos crocodilos supersticiosos. Mas resultou num fracasso à tarde, mesmo depois de um crocodilo ter engolido a isca por anzol. A caça continuou.

Por volta das 21 horas de ontem, os malauianos apresentaram dois crocodilos, tirando da água pelas iscas. Os homens continuam a caçar, já lançaram anzóis na mesma lagoa Ntunga.

Neste momento, os malauianos, segundo dizem, tratando-se de animais supersticiosos, os dois crocodilos capturados estão a ser espedaçados “para ver o que tem na barriga”. Num evento em forma de círculo feito pela população para ver de perto.

O abate dos crocodilos levanta uma discussão. Uns pela falta de provas de se realmente se trata de animais problemáticos e supersticiosos e se só estes são apenas abatidos, outros, se matar seria a solução dos ataques recorrentemente reportados. (Rosário Phoinde Ntepa).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades