Comunicar para Mudança

Cheringoma: Gorongosa e DELPAZ entregam 775 kg de sementes a desmobilizados do DDR e camponeses

Um total de 150 desmobilizados no âmbito do programa de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR) dos ex-guerrilheiros da Renamo e camponeses receberam 775 quilogramas de sementes de diversos produtos para a presente época de produção agrícola, no distrito de Cheringoma, província de Sofala. O apoio resulta da coordenação entre o Governo distrital, o Parque Nacional da Gorongosa, através do respectivo sector de Agricultura e o Programa de Desenvolvimento Local para a Consolidação da Paz (DELPAZ).

Trata-se de cinco quilogramas de sementes de milho dados pelo Parque Nacional da Gorongosa a cada desmobilizado do DDR. Enquanto o DELPAZ entregou a semente de milho, de feijão e de gergelim a outro grupo (camponeses), em Cheringoma.

As sementes foram dadas em dois momentos separados aos dois grupos diferentes.

Na recente ocasião de entrega simbólica dos produtos, (última quarta-feira), a administradora de Cheringoma, Maria Waite, louvou o apoio da Gorongosa e do DELPAZ, por isso, apelou à população para usar a semente aos fins a que se destinam.

A distribuição da semente abrangeu aos beneficiários dos bairros próximos da sede da vila de Inhaminga e dos bairros de Dimba e Tsotse.

Maria Waite reconhece o cenário de Cheringoma. Apesar de a insegurança alimentar ser mais visível, a administradora desafiou à população a “não usar a semente para alimentação”. E em jeito de crítica, referiu-se ao facto de os produtos serem entregues tardiamente, pois, segundo ela, deviam ser distribuídos muito antes para que os camponeses tivessem a possibilidade de semear no início da época chuvosa, em outubro passado.

A administradora apontou os esforços que o Governo empreende na assistência com produtos alimentícios à população durante a insegurança alimentar em Cheringoma.

A insegurança alimentar no distrito de Cheringoma tornou-se mais preocupante com o término da época de frutas de mangas que eram recorridas pelos mais carenciados.

José Farnela Juliasse, do bairro Tsotse é um dos beneficiários da semente, em Cheringoma.

José Juliasse louvou o apoio pelo qual vai completar a semear em todo o campo de produção agrícola, uma vez que a quantidade que lhe restava não cobria a área lavrada. Mas, o produtor lamentou pela entrega tardia dos produtos, analisando que os que conseguiram semear em outubro (milho) já apresentam um aspecto vegetativo bastante promissor.

Enquanto isso, a Gorongosa, através do coordenador distrital de agricultura em Cheringoma disse que esta é a primeira acção do ano, visando dotar os camponeses de ferramentas que lhes garantem alcançar a segurança alimentar e nutricional das suas famílias.

Em Cheringoma, esta acção da Gorongosa enquadra-se num plano maior que o Parque tem de distribuir mais de 14 toneladas de sementes de milho aos camponeses. (Ricardo Mapoissa – Cheringoma).

Fique atento

Subscreva a nossa newsletter para ficar a par das últimas novidades