As chuvas que fazem sentir nos últimos dias em várias regiões da província de Sofala, estão a criar transtornos na circulação de pessoas, veículos e bens, sobretudo nas zonas rurais, onde as vias de acesso continuam o “calcanhar de Aquiles”. Carregado de madeira, um camião capotou da zona de Emília 8, posto administrativo de Savane, interior do distrito de Dondo, quando o condutor tentou desviar-se de buracos ao longo da via, agravados pelas chuvas.
O acidente da última segunda-feira, evidencia os riscos enfrentados durante a época chuvosa, quando as condições da “terra-batida” se deterioram rapidamente.
Segundo o motorista do camião, Manuel Francisco Labo, a chuva agravou o estado da via, tornando a condução perigosa no troço Dondo-Savane. “A chuva deixou a estrada muito escorregadia e com muitas covas. Ao tentar desviar, perdi o controlo do camião. Felizmente todos saímos ilesos”.
“Precisamos de mais atenção nas estradas nesta época chuvosa”, acrescentou, apelando intervenção urgente de quem é de direito.
O caso volta a evidenciar os desafios enfrentados por automobilistas que circulam pelas estradas um pouco por todo o país, incluindo a “coluna vertebral de Moçambique EN1”, durante o período chuvoso, marcadas por buracos que se confundem com poços caseiros e lama – elementos que aumentam o risco de acidentes rodoviários, impactando a economia, mesmo a morte de pessoas. (Narcísio Cantanha).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.







