Uma família ficou desalojada e algumas resistências e vedações destruídas na sequência de chuvas acompanhadas por ventos fortes e granizo, no distrito de Chemba, província de Sofala.
Segundo os relatos de moradores, as destruições iniciaram por volta das 14 horas da última quarta-feira, quando ventos fortes começaram a arrancar chapas dos telhados e derrubar vedações.
Dona Nelifa, uma das vítimas, contou que, ao tentar escapar dentro da residência com o apoio do seu filho, sofreu uma lesão no pé esquerdo, enquanto a criança ficou com ferimentos na testa provocados por destroços.
Já à noite, a família dormiu ao relento e, na manhã seguinte, procurou abrigo temporário com ajuda de vizinhos.
Elsa Luís Nota é outra residente que viu a sua vedação a ser destruída, incluindo a morte de alguns animais.
A vítima apelou à comunidade para reforçar as suas infra-estruturas, sobretudo as de construção precária, antecipando-se à época chuvosa.
Segundo o director Distrital do Planeamento e Infra-estruturas de Chemba, Vánio António Mujaide, ainda não há dados oficiais sobre o número de famílias afectadas e que o caso, por enquanto, não é considerado alarmante.
Nos próximos dias, o Governo Distrital poderá reunir-se com os sectores envolvidos na gestão de desastres naturais para definir medidas de prevenção.
Na sede distrital de Chemba, o 4.º Bairro ficou às escuras sem corrente da energia eléctrica por conta das chuvas acompanhadas por ventos. (Rosário Phoinde).
Discover more from Jornal Profundus
Subscribe to get the latest posts sent to your email.