A transformação da cigarrinha (Ityraea nigrocincta) é um dos avistamentos mais fascinantes que um visitante pode ver durante a estação das chuvas da Gorongosa. Verdadeiro “Trapaceiro da Natureza”, o insecto imita as folhas e a vegetação e move-se como um gafanhoto.
Tanto as ninfas (juvenis) como os adultos são altamente sociais, agrupando-se nos caules das plantas. Durante a estação das chuvas, as ninfas produzem longos e luxuosos filamentos de cera branca, fazendo com que todo o grupo pareça uma enorme lagarta peluda – ou talvez uma cobra muito peluda.
À medida que a estação seca começa, os adultos emergem, transformando-se no que parece ser uma grande flor única ou um cacho agrupado num caule, ou num ramo. O seu disfarce de planta é tão convincente que enganou até os botânicos. Em 1896, JV Gregory descreveu a sua confusão: “Portanto, empurrei o meu pau através do arbusto para puxar a flor na minha direcção; assim que o meu pau o tocou, para minha grande surpresa, as flores e os botões saltaram em todas as direcções.” (O Grande Vale do Rift, 1896). (Gorongosa).