Hoje, sexta-feira, a partir das 23:59, todo o pessoal contratado directamente pela USAID será colocado em licença administrativa globalmente, com excepção do pessoal designado responsável por funções de missão crítica, liderança central e programas especialmente designados. Lê-se num comunicado da Agência.
O pessoal essencial que deverá continuar a trabalhar já foi informado até ontem, quinta-feira, sobre o seu paradeiro pela direcção da Agência.
Para o pessoal da USAID actualmente destacado fora dos Estados Unidos, a Agência, em coordenação com as missões e o Departamento de Estado, está a preparar um plano, de acordo com todos os requisitos e leis aplicáveis, ao abrigo do qual a Agência organizaria e pagaria a viagem de regresso aos Estados Unidos no prazo de 30 dias e providenciaria a cessação dos contractos que não sejam considerados essenciais.
A Agência considerará caso a caso excepções e prorrogações de viagem de regresso com base em dificuldades pessoais ou familiares, preocupações de mobilidade ou segurança, ou outros motivos. Por exemplo, a Agência considerará excepções com base no período escolar dos dependentes, nas necessidades médicas pessoais ou familiares, na gravidez e por outros motivos. Serão fornecidas mais orientações sobre a forma de solicitar uma excepção. (Luísa Franque).